X
X

Buscar

Personagem icônico desde o início da Oktoberfest, Ingo Penz é a alma do Choppmotorrad

Grupo distribui mais de 300 mil copos de chope ao público durante os desfiles

Faltando 19 dias para a Oktoberfest, impossível não falar sobre um dos grupos mais memoráveis do desfile. A moto de 1951 importada da República Checa é apenas uma das marcas do Choppmotorrad. A alma do grupo veio de uma dupla icônica para a festa e para Blumenau: Ingo Penz, fotógrafo e produtor cultural, e o falecido colunista Horácio Braun.

Hoje considerado embaixador da Oktoberfest, Ingo Penz criou ao lado do amigo a famosa motocicleta e também a Bierfahrrad, a primeira bicicleta da cerveja da região do Vale. Horácio Braun também foi um dos idealizadores de outra importante festa na cidade: o Stammtisch.

Ingo e Horácio na Bierfahrrad na década de 1980

Sempre guiado por Ingo Penz, o veículo já distribuiu mais de 600 mil copos de chope ao público. Presente desde 1986, ele vem acompanhado do sidecar que leva até 50 litros da bebida. Quando se fala de Choppmotorrad, é impossível não lembrar da música tema do grupo.

Os 60 integrantes do grupo já cruzaram fronteiras e levaram o Choppmotorrad até terras argentinas. Em 2010 e 2017 eles representaram o Brasil na Oktoberfest Argentina, também conhecida como Fiesta Nacional de la Cerveza. O evento ocorre no município de Villa General Belgrano, na província de Córdoba.