Pesquisa da Furb investiga hábitos de uso da bicicleta entre universitários

Risco de acidentes e falta de infraestrutura desmotivam ciclistas

**Por Caçane Maloz

Quantos estudantes universitários têm bicicleta? Com que frequência eles pedalam? Os ciclistas passeiam sozinhos ou acompanhados? Uma pesquisa realizada na Universidade Regional de Blumenau (FURB) identificou os hábitos dos ciclistas universitários. De acordo com o levantamento, 42,7% dos estudantes possuem bicicleta, mas apenas 7,6% a utilizam frequentemente.

Na maioria das vezes, eles pedalam sozinhos (27,4%) e usam a bicicleta para lazer e recreação (40,3%). Os resultados do trabalho serão apresentados nesta terça-feira, na Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (MIPE). O evento começa às 14h, no auditório da Biblioteca Universitária, no campus 1 da FURB. 

Vários fatores desmotivam os estudantes a adotarem a bicicleta como meio de transporte. A preocupação com a falta de segurança, risco de acidentes, desrespeito por parte dos motoristas, juntamente com a falta de infraestrutura e de iluminação pública adequada, são algumas das razões que inibem o desenvolvimento do ciclismo, segundo os participantes da pesquisa.

Por outro lado, uma série de fatores incentiva o uso da bicicleta. A maioria dos entrevistados aponta benefícios para a saúde física e mental, a economia de dinheiro em comparação com outros meios de transporte, a contribuição para a sustentabilidade ambiental, a facilidade de deslocamento mais rapidamente e a sensação de liberdade e independência, entre outros motivos que favorecem o ciclismo.

O professor Clóvis Reis, coordenador da pesquisa, destaca os benefícios do estudo para identificar os empecilhos para o uso da bicicleta como meio de transporte. O estudo com os estudantes universitários integra um trabalho mais amplo do professor sobre mobilidade urbana e desenvolvimento regional.

Em outra pesquisa em andamento, o professor analisa a contribuição de aplicativos de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para identificar os hábitos dos ciclistas e, assim, desenvolver políticas públicas que se ajustem às preferências e necessidades dos usuários.

A iniciativa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), que aprovou o financiamento da pesquisa em um edital destinado às universidades da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). 

A pesquisa sobre os hábitos de ciclismo com os estudantes universitários foi realizada em parceria com o projeto Focus do curso de Publicidade e Propaganda da FURB, iniciativa que a cada semestre estuda diferentes aspectos da realidade regional.

“Ao integrar os projetos, criamos um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimentos e experiências, possibilitando a geração de resultados que contribuem tanto para a academia quanto para a comunidade em que estamos inseridos”, destacou a professora Fabrícia Durieux Zucco, que viabilizou a parceria para realização do estudo.

Serviço

Pesquisa do tipo descritiva, com abordagem quantitativa, por meio de questionário autopreenchível distribuído na comunidade universitária.

Amostra: 461 respondentes.
Coleta de dados: junho de 2023.
Margem de erro: 4,49 pontos percentuais.
Intervalo de confiança: 95%.


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo