Pesquisa do Procon aponta variação de até 153% no preço de pescados em Blumenau
Tabela apresenta os preços de nove tipos de pescados em seis estabelecimentos da cidade
O Procon de Blumenau divulgou uma tabela com preços de pescados, com o intuito de ajudar os consumidores nesta época de Páscoa.
A lista contém nove tipos diferentes de pescados e considera o preço cobrado pelo quilo, avaliado em seis estabelecimentos da cidade. A tabela conta com uma comparação com valor maior e menor de cada item à venda.
Resultados
De acordo com a pesquisa, há diferenças significativas nos preços dos produtos, com destaque especial para o Camarão 7 Barba, que acusou diferença de 105% entre o preço menor e o maior, além do Bacalhau Desfiado, cuja diferença foi de 153%. O Linguado Filé também apresentou diferença significativa nos valores, com um índice de 121% entre o preço menor e maior. A lista pode ser acessada neste link.
Condições adequadas
Além da Pesquisa de preços dos pescados, o Procon de Blumenau também se preocupou em verificar como estavam as condições dos produtos colocados à venda. Foi realizada uma avaliação acerca da temperatura, se eram adequadas para o congelamento e conservação sem risco à saúde da população.
“A pesquisa que realizamos é apenas uma etapa deste trabalho em prol dos consumidores. Não basta ajudar com a pesquisa, o que naturalmente pode beneficiar na economia familiar, mas também garantir que os produtos estejam em perfeitas condições para o consumo”, diz o diretor do órgão de defesa, André Moura da Cunha.