Pesquisador da história de Blumenau morre aos 63 anos

Marcos Roeck era um entusiasta da cultura blumenauense

O pesquisador blumenauense Marcos Roeck faleceu nesta terça-feira, 16. Entusiasta da cultura da cidade, ele era comprometido com a preservação da história de Blumenau e atuava voluntariamente pela causa.

Ele ficou conhecido por sua contribuição no grupo Antigamente em Blumenau. Criado em 2012 por Patricia Schwanke e atualmente com mais de 41 mil membros, Marcos era uma presença constante à disposição da comunidade.

“Possui um grande conhecimento da história de Blumenau e, ao longo destes últimos quase 9 anos de existência do grupo, Marcos se fez presente, sempre muito atencioso e respeitoso com todos. Aprendi muito com você Marcos! Muito do que o grupo é hoje, vem do seu esforço e dedicação”, publicou Patricia no dia 11 de fevereiro, ao anunciar que Marcos estava doente.

Após a homenagem prestada no grupo, Marcos pediu para que Patricia o visitasse para que ele pudesse agradecê-la pessoalmente. Segundo ele, os comentários o deram forças e o fizeram decidir encontrar os amigos para uma despedida.

“Perguntei ao Marcos, quando que ele começou a estudar a história da cidade de Blumenau, e sua resposta foi: Comecei a me interessar pela história da cidade por causa do Antigamente em Blumenau, foi por sua causa que me aprofundei em muitos assuntos de nossa história. Esta frase do Marcos, me deixou imensamente grata na criação deste espaço….Valeu cada momento passado aqui, podendo incentivar outras pessoas e conhecerem nosso passado”, ressaltou Patricia.

Em 2015, o pesquisador também fez parte do grupo formado para investigar o túnel do Teatro Carlos Gomes, por muito tempo envolto em mistério. Foi ele quem, a partir de pesquisas, indicou que se trataria de um canal para escoamento da água pluvial.

O Instituto Histórico De Blumenau lamentou o ocorrido em suas redes sociais. “Marcos representa aqueles que voluntaria e anonimamente contribuem para manter vivo o caminho que Blumenau trilhou desde sua fundação”, ressaltou a organização.

Marcos foi velado na Capela da Igreja Luterana do Centro e sepultado às 16h desta quarta-feira. A doença de Marcos e a causa da morte dele não foi divulgada.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo