Pesquisadores da Furb desenvolvem ferramenta que pode mudar forma de operários trabalharem na construção civil
Inovação poderá ajudar na rotina das obras, segurança no trabalho e economia de materiais
Uma inovação que surgiu durante as aulas de Engenharia Civil da Universidade Regional de Blumenau, a PadiolaX, poderá mudar a forma que operários trabalham na construção civil. É uma padiola ergonômica, que busca facilitar a dosagem de materiais em betoneiras e trazer mais segurança aos trabalhadores.
A equipe que desenvolveu a PadiolaX é formada por pesquisadores, e hoje egressos, do curso de Engenharia Civil da Furb. Eles são Gustavo Mendes da Silva, Gustavo Petri, Letícia Pires, Taina Lehn Farias e o professor orientador do projeto, Paulo Barral de Hollanda Gomes Vieira. Para conhecer, basta acessar o Instagram do projeto.
A iniciativa faz parte da Vitrine Tecnológica da Agência de Inovação Tecnológica (Agit). A PadiolaX já recebeu prêmios, inspirou TCCs e conquistou seu registro de patente pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), portanto, está disponível para licenciamento.
Conheça a invenção
O equipamento é um balde de medição, apoiado em um cavalete que garante que ele fique estável. O design permite que o trabalhador coloque o material na betoneira sem precisar de ajuda.
Não é apenas para otimizar tempo e economizar materiais nas obras, a PadiolaX também ajuda com a segurança e qualidade de vida do trabalhador. Ela garante uma melhor postura durante a atividade, diminui risco de acidentes e exige menos esforço, mesmo que a atividade seja feita por apenas uma pessoa.
Saiba quem é a equipe
O projeto foi desenvolvido na disciplina de Sustentabilidade na Construção Civil do professor e geógrafo Paulo Barral. Gustavo Mendes da Silva foi quem desenvolveu o protótipo e representou a equipe na Câmara de Vereadores de Blumenau, em 2021, para receber a Comenda Municipal do Mérito Projetos Acadêmicos, Edson Klaus Kielwagen.
Em junho de 2018, a PadiolaX foi apresentada na 5ª Feira de Inovação e Empreendedorismo do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Furb. O projeto conquistou o 1º lugar na área de Engenharia Civil e o 4º na classificação geral da FIE-CCT.
Três pesquisadores elaboraram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) com temas voltados para a invenção. Em 2019, Gustavo Mendes fez a defesa do tema “Equipamento para dosagem dos agregados de massas em canteiro de obras – Desenvolvimento de Protótipo”, em que explorou aprimoramentos para a invenção, apresentou novas pesquisas e um segundo modelo da PadiolaX.
No mesmo ano, Gustavo Petri defendeu seu TCC, “Aplicação Mercadológica de um novo equipamento para dosagem de agregados de massas em canteiro de obras”.
Letícia Pires também apresentou o seu trabalho sobre a invenção, com o tema “Concepção e Análise Computacional de Novo Modelo de Equipamento de Dosagem de Agregados em Canteiro de obras”.
Em 2020, o projeto foi finalista e ficou em segundo lugar no Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Leia também:
1. Blumenauense chega final da 11ª temporada do Masterchef Brasil
2. Homem tenta escapar de abordagem após ver viatura, mas é preso por tráfico de drogas no Vorstadt
3. MP-SC inaugura nova sede do Gaeco em Blumenau
4. Após testes na Oktoberfest, taxistas poderão usar corredor exclusivo para ônibus em Blumenau
5. Confira quando acontecerão os desfiles de Natal em Blumenau
Veja agora mesmo!
Casarão da rua Floriano, em Blumenau, foi construído para receber médicos da Alemanha: