Pesquisadores da FURB desenvolvem filme plástico biodegradável que alerta consumidor sobre o estado do alimento
Com propriedades antimicrobianas e antioxidantes, projeto integra a Vitrine Tecnológica AGIT
Uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau (FURB) resultou no desenvolvimento de um filme plástico para embalagem de produtos alimentícios que, além de ser biodegradável, contribui para a conservação do alimento.
O produto teve sua patente depositada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e está disponível para licenciamento por meio da Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) da FURB.
Pesquisa
A pesquisa que resultou na elaboração final do produto foi conduzida pela então mestranda Eduarda Mueller, sob orientação da professora Carolina Krebs de Souza, Doutora em Química e Toxicologia dos Alimentos e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da FURB.
O estudo beneficiou-se de pesquisas anteriormente realizadas no âmbito do programa que já se dedicavam ao estudo das propriedades da erva-mate e ao desenvolvimento de filmes biodegradáveis.
Filme biodegradável
O filme biodegradável desenvolvido pelas pesquisadoras adota o conceito de embalagem ativa. Trata-se, portanto, de uma embalagem que interage com o alimento, impedindo a proliferação microbiológica e retardando as reações de oxidação que levam à sua deterioração.
Essa interação aumenta o prazo de validade do alimento, implicando em benefícios para toda a cadeia de produção e consumo. Testes realizados durante o processo de pesquisa revelaram que o filme biodegradável acrescido de extrato de erva-mate prolongou o tempo de prateleira do produto embalado – no caso estudado, tilápia refrigerada – de 8 para 12 dias.
Além de ativa, a embalagem produzida a partir da pesquisa também é inteligente, pois obtém informações do alimento por meio de alterações de pH que mudam a cor da embalagem à medida em que o alimento se deteriora, o que permite ao consumidor visualizar, a partir da coloração, a condição de conservação do alimento em tempo real.
Degradação
Por ser produzido à base de plantas, o filme plástico desenvolvido a partir da pesquisa degrada-se completamente após o descarte. Testes conduzidos durante o processo de pesquisa demonstraram que o filme se degradou completamente após 12 dias em contato com o solo.
Carolina Krebs de Souza, orientadora da pesquisa, explica que o mercado de embalagens biodegradáveis está em expansão, assim como a produção científica que tem o desenvolvimento desse tipo de material como objeto: “é uma preocupação global a busca por alternativas aos plásticos sintéticos que são descartados de forma inadequada e que geram um grande volume anualmente”, ressalta a professora.
Com base em pesquisas que apontam tendências de consumo, a pesquisadora avalia que o impacto ambiental gerado pelos produtos será, até o final desta década, um dos principais critérios avaliados pelo consumidor na hora de realizar suas decisões de compra.
O filme biodegradável com extrato de erva-mate integra a Vitrine Tecnológica da AGIT, que conta com mais de 20 tecnologias disponíveis para licenciamento Empresas interessadas devem entrar em contato com a Agência de Inovação Tecnológica, através do telefone (47) 3321 0605 e do e-mail agit@furb.br.
Leia os destaques da semana:
1. Ex-diretor do Samae de Blumenau seria mandante de tiros na casa de Michael Maiochi, segundo relatório da Polícia Civil
2. Prefeito Mário Hildebrandt confirma que Complexo do Sesi será de Blumenau
3. A blumenauense que criou loja virtual para vender produtos do grupo coreano BTS
4. VÍDEO – Motociclista flagra e compartilha ‘barbeiragens’ do dia dia do trânsito de Blumenau e acumula seguidores
5. GALERIA – Prefeitura realiza evento de lançamento da 39ª Oktoberfest Blumenau na Vila Germânica
Veja agora mesmo!
A rua XV se chamava Rua da Linguiça? André do Blumencast relembra mito de Blumenau com Sargento: