PF cumpre mandado em Blumenau; investigação é por corrupção na Saúde do Norte do estado

Operação Esculápio foi deflagrada nesta terça-feira, 7

A Polícia Federal está cumprindo mandados de busca e apreensão em Blumenau nesta terça-feira, 7, durante a Operação Esculápio, que investiga possíveis desvios de recursos públicos federais na área da saúde. O local alvo das investigações na cidade ainda não foi divulgado.

Ao todo, as diligências estão sendo realizadas em sete municípios do estado – Blumenau, Ibirama, Itapema, Taió, Massaranduba, Benedito Novo e Rio dos Cedros. Entretanto, os atos investigados teriam ocorrido em uma prefeitura da região norte de Santa Catarina, entre 2014 e 2016.

De acordo com informaões divulgadas pela PF, as investigações foram iniciadas após relatório de fiscalização elaborado pela Controladoria Geral da União. O documento identificou indícios de pagamentos por serviços não realizados, pela prefeitura desta cidade para uma entidade de assitência social sem fins lucrativos.

“Por conta dos ajustes, a entidade conveniada prestaria serviços médicos de clínica geral e ortopedia, no entanto, promoveu a subcontratação de empresas do mesmo grupo econômico, efetuando a cobrança também por atividades de acreditação, fiscalização, consultoria, assessoria, entre outros, que não foram devidamente comprovados e com indicativos de não execução. Procedimento similar também teria ocorrido em convênios firmados pela mesma entidade com outra prefeitura da região norte catarinense no mesmo período de 2014 a 2016”, informa a Polícia Federal.

Além disso, há também indícios de que a mesma entidade tenha realizado cobranças indevidas em outras regiões do estado, entre os anos de 2018 e 2020. Os valores de recursos públicos federais sob investigação giram em torno de R$ 3 milhões.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo