PF cumpre mandados em SC contra envolvidos em ataques do 8 de Janeiro
Operação investiga ataques a prédios dos três poderes em Brasília, após posse de Lula
Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal no âmbito da operação Lesa Pátria. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumpridos nesta quinta-feira, 29. A operação tem como alvo os envolvidos nos ataques do 8 de Janeiro.
As cidades catarinenses palco da operação não foram divulgadas pela PF. Trata-se da 29ª fase da operação. Manifestantes contrários ao resultado das eleições de 2022, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito, invadiram e depredaram os prédios do Executivo, Legislativo e Judiciário em Brasília.
Os mandados foram cumpridos em outros dois estados e no Distrito Federal, sendo três no Rio de Janeiro, um em Goiás e um no DF. Ao todo, são dez mandados.
“Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões”, informou a Polícia Federal, em comunicado no site.
Ainda de acordo com a PF, os fatos investigados são considerados crimes de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Leia também:
1. Ex-deputado federal João Pizzolatti é condenado seis anos após acidente em Blumenau
2. Blumenau 174 anos: confira a programação completa do aniversário da cidade
3. Empresários do setor turístico apresentam demandas aos candidatos a prefeito de Blumenau
4. Quatro agências bancárias da rua XV de Novembro são fechadas por sindicato nesta quarta-feira
5. VÍDEO – Polícia Civil investiga homem que se masturbou no meio da rua em Blumenau
Veja agora mesmo!
DISPONÍVEL EM 2 DE SETEMBRO: conheça a história de cinco pratos autênticos de Blumenau: