PF investiga venda de dados sigilosos de clientes da Caixa de Santa Catarina
Cento e vinte e sete pessoas de quatro estados do país estão entre as vítimas
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta manhã, 6, a Operação Data Venditionis, para investigar a venda de dados sigilosos de clientes da Caixa. Catarinenses estão entre os que tiveram seus dados violados.
Um funcionário é suspeito de comercializar informações sobre empréstimos consignados para uma financeira de Porto Alegre.
A PF estima que 127 clientes no Rio Grande do Sul e nos estados do Amazonas, de Santa Catarina e do Paraná tiveram os dados violados. A investigação começou em janeiro deste ano, com base em denúncia feita à Ouvidoria da Polícia Federal.
As diligências realizadas indicam que “contratos de empréstimo eram transferidos para a financeira a partir das informações fornecidas pelo servidor. Com a prática, há prejuízo à Caixa, com redução da carteira de crédito e a consequente perda de faturamento, e aos clientes que tiveram suas informações pessoais compartilhadas”.
Policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão, em Porto Alegre. Os crimes investigados são violação de sigilo funcional e corrupção ativa e passiva.