PF prende Braga Netto, vice na chapa de Bolsonaro em 2022
Ele foi detido no Rio de Janeiro
Na manhã deste sábado, 14, a Polícia Federal prendeu o ex-ministro da Defesa e general Walter Braga Netto, que concorreu à vice-presidência na chapa de Jair Bolsonaro (PL) em 2022. A prisão faz parte do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado após as últimas eleições presidenciais, com o general sendo acusado de obstruir a “livre produção de prova” no processo penal.
A prisão foi realizada no Rio de Janeiro, e a PF também cumpriu mandado de busca na casa de Braga Netto, em Copacabana. As ordens de prisão preventiva e de busca foram emitidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso. O general será encaminhado ao Comando Militar do Leste e ficará sob custódia do Exército.
Braga Netto foi ministro da Casa Civil e da Defesa no governo Bolsonaro e esteve à frente da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro em 2018. Além dele, o coronel Peregrino, seu assessor, também foi alvo de busca e apreensão em sua residência.
Envolvimento na investigação
De acordo com a Polícia Federal, Braga Netto teve envolvimento direto nos atos voltados à abolição do Estado Democrático de Direito e tentou dificultar as investigações. Em um encontro realizado em sua casa em 12 de novembro de 2022, foi discutido um plano para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de seu vice Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes.
Durante as investigações, a PF encontrou um esboço de ações na mesa do coronel Peregrino, no Partido Liberal (PL), denominado “Operação 142”, referência ao artigo da Constituição que menciona o papel das Forças Armadas. O documento, segundo os investigadores, era parte de um plano para interromper a transição de poder após a derrota eleitoral de Bolsonaro e trazia a frase final: “Lula não sobe a rampa”.
Leia também os destaques da semana:
1. Confira valores dos ingressos para o show de Roberto Carlos em Blumenau
2. Natal em Blumenau: confira detalhes da programação no Parque Vila Germânica
3. Dupla Fernando e Sorocaba se apresentará no réveillon de Blumenau; saiba quanto custou o show
4. “Brilho que tínhamos virou dor de cabeça”; novos proprietários do casarão dos Correios de Blumenau podem colocar local para venda novamente
5. EXCLUSIVO: Loja de Blumenau com mais de 500 mil seguidores é acusada por clientes de todo o Brasil de aplicar golpes
Veja agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega mantém tradições perdidas na região: