“Pilares da Criação”: Nasa divulga fotos feitas pelo telescópio James Webb

Estrutura astronômica é formada por nuvens de gás e poeira

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) divulgou na última quarta-feira, 19, fotos feitas pelos Telescópio Espacial James Webb dos “Pilares da Criação”. O telescópio capturou uma imagem altamente detalhada da estrutura astronômica, que é formada por nuvens de gás e poeira a 6,5 mil anos-luz de distância da Terra.

Segundo a Nasa, os pilares tridimensionais parecem formações rochosas, mas são muito mais permeáveis. As colunas são compostas de gás interestelar frio e poeira que podem parecer semitransparentes na luz infravermelha.

Importância das imagens

As imagens dos Pilares da Criação, que ficaram famosos quando fotografados pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa, em 1995, ajudará os pesquisadores a reformular seus modelos de formação de estrelas, identificando contagens muito mais precisas das recém-formadas, juntamente com as quantidades de gás e poeira na região.

Telescópio James Webb/Nasa

Com o tempo, os astrônomos começarão a construir uma compreensão mais clara de como as estrelas se formam e saem dessas nuvens empoeiradas ao longo de milhões de anos.

Telescópio James Webb

O Telescópio Espacial James Webb foi lançado em dezembro de 2021, fruto de parceria entre as agências espaciais dos EUA, da Europa e do Canadá. Desde janeiro deste ano encontra-se no chamado ponto L2, localizado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

– Assista agora:
Da Argentina ao Rio Grande do Sul: veja quem passou pela 37ª Oktoberfest Blumenau

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo