Pix por aproximação: saiba como usar forma de pagamento que começa a valer nesta semana
Pix poderá ser integrado a carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google
A partir desta sexta-feira, 28, as instituições financeiras deverão disponibilizar o Pix por aproximação para seus clientes, conforme determinação do Banco Central. A nova modalidade permitirá que pagamentos sejam feitos apenas aproximando o celular da maquininha do lojista, assim como já ocorre com cartões de crédito e débito.
Outra novidade é que o Pix poderá ser integrado a carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google, permitindo que os usuários realizem pagamentos sem precisar acessar o aplicativo do banco. No entanto, para intermediar essas transações, as carteiras digitais precisam de autorização do Banco Central. Até o momento, apenas o Google recebeu essa permissão.
Como vai funcionar o Pix por aproximação
A nova modalidade pretende tornar os pagamentos mais rápidos e práticos do que o Pix via QR Code. Atualmente, para pagar com QR Code, o comerciante gera um código e o cliente precisa acessar o aplicativo do banco, escanear o código e confirmar a transação. Com o Pix por aproximação, basta selecionar a opção no app do banco e aproximar o celular da maquininha para efetuar o pagamento.
Já para ativar o Pix em uma carteira digital, o cliente deverá vincular sua conta bancária ao serviço, de forma semelhante ao que já acontece com cartões de crédito.
O Banco Central definiu um limite padrão de R$ 500 por transação para o Pix por aproximação, mas os usuários poderão ajustar esse valor conforme sua necessidade, seja para transações individuais ou diárias.
Leia também:
1. Justiça nega pedido da Risotolândia para retomar merenda escolar em Blumenau; confira nota da empresa
2. Pais e políticos fazem manifestação contra vacinação da Covid-19 em crianças em Pomerode
3. Boletins de ocorrência de trânsito passam a ser realizados apenas on-line em Blumenau
4. Produto perigoso vaza após porta de caminhão abrir em subida em Blumenau
5. Estelionatária que “sumia” com chopeiras é presa após golpes em Timbó e Indaial
Veja agora mesmo!
Casarões da família Otte contam história da colonização e preservam tradições: