Placas de veículos devem começar a usar padrão do Mercosul daqui a seis meses

Medida valerá primeiro para veículos zero quilômetro, transferências ou quando necessária a substituição de placas

Foi publicada nesta quinta-feira, dia 8, no Diário Oficial da União a resolução que estipula um novo prazo para que o Brasil adote o padrão de placas dos países do Mercosul. Segundo a resolução, o novo prazo ficou para daqui a seis meses, em 1º de setembro. Deverão vir com a nova placa todos os carros zero quilômetro, os veículos que passarem por processo de transferência de município e/ou propriedade, ou então quando houver a necessidade de substituição das placas.

Os veículos usados terão até 31 de dezembro de 2023 para mudar as placas antigas pelas novas. O novo modelo tem uma tarja azul, bandeira do Brasil e outra configuração de letras e números. Além disso, conta com um chip e um código para facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul. Neste verão, em Santa Catarina, veículos argentinos já circularam com o novo tipo de placa.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, se o proprietário de um veículo usado quiser, pode antecipar a troca da placa. O órgão garante que o novo modelo vai custar o mesmo que o atual.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo