Há 25 anos, quando o fundador do plano, Ronald Haas, implementou o modelo de negócio, foi necessário muito trabalho, resiliência e persistência para que a comunidade local compreendesse os benefícios de um plano funerário.
Em 2023, ao completar a importante data de 25 anos, o Boa Vida atende 100 mil beneficiários. Atualmente, a maior parte das vendas ocorre via WhatsApp, diferente de como tudo começou em 1998. Na época, vendedores batiam de porta em porta oferecendo o plano, mas antes disso tinham a missão de explicar o conceito do plano em um cenário ainda pouco profissional do mercado funerário. Começo da história
Nos anos 90, o plano funerário já era uma realidade na região Sudeste, enquanto no Sul do Brasil este formato não estava implementado. Todo o mercado funerário da região era basicamente gerenciado em modelos familiares.
Em Blumenau, Ronald Haas observou que a funerária da família – a Haas, fundada em 1918 – precisava dar este passo em busca da profissionalização dos negócios, ofertando também o plano. O objetivo, também, era o de dar uma assistência completa às famílias enlutadas, além do direcionamento correto dos processos em um momento em que as pessoas encontram-se abaladas.
Após visitas feitas a feiras em São Paulo, foi elaborado o plano Boa Vida, que desde o começo já tinha como ideia ofertar não apenas os serviços funerários, mas também benefícios que poderiam ser usufruídos em vida. “Enfrentamos a resistência cultural em falar a respeito da morte com muita humildade e trabalho. Aos poucos, as pessoas foram percebendo a importância da assistência funeral e, hoje, acreditam que ela é essencial em momentos tão delicados pelos quais somos obrigados a passar”, explica Ronald.
Evolução do plano
Com o tempo, esta resistência foi sendo superada. Com benefícios como convênios e até telemedicina, o público compreendeu que havia muito mais a ganhar com o plano, além de não precisar se preocupar com o momento da despedida. Ao longo destes 25 anos, diversas parcerias foram realizadas, sendo que atualmente há benefícios e descontos em padarias, academias, hospital e até mesmo prestadores de serviço como encanador e manicure, chegando a mais de 1000 parceiros na região.
Além disso, a administração do plano compreendeu a importância de um atendimento humanizado, principalmente pela sensibilidade do tema. Portanto, o cliente Boa Vida passou a contar com assistência social e psicológica antes e depois da partida dos entes queridos.
Um dos fatos recentes que também contribuiu com aumento na busca pelo plano foi a possibilidade de cremação em Blumenau, após o estabelecimento do Crematório Neuhaus, através da aquisição da antiga unidade do Crematório Vaticano, adquirido pelo Grupo Haas em 2018. Outro diferencial, que mostra como o plano é visionário e observa as tendências da comunidade, foi a criação do plano Boa Vida Pet, que proporciona a despedida também para os animais de estimação, incluindo o Plano de Cremação Pet. Apesar de toda esta evolução que fez com que a marca se tornasse sinônimo de qualidade, vanguarda e bom atendimento, Ronald Haas afirma que não olha para trás. “Seguimos sempre em busca de novidades, tendências e da melhor forma de atender aos nossos clientes”.