Plano Municipal da Juventude é aprovado pela Câmara de Blumenau
Votação foi realizada nesta quinta-feira
Um projeto de lei que institui o Plano Municipal da Juventude de Blumenau foi aprovado pela Câmara Municipal nesta quinta-feira, 25. A solicitação veio do Conselho Municipal da Juventude, em consonância com o Estatuto da Juventude, para planejar ações futuras do poder público neste segmento, garantindo maior e melhor qualidade de atuação.
O Plano é destinado aos jovens entre 15 e 29 anos e tem vigência de cinco anos a contar da data de publicação da lei. Uma emenda de autoria da vereadora Silmara Miguel (PSD) também foi aprovada.
Mudança polêmica
A emenda modifica o título do EIXO 4 de “Direito à Diversidade e à Igualdade” para “Direito à Igualdade”. No Objetivo 1 do EIXO 4, a palavra cultura é substituída por etnia e o termo ‘orientação sexual’ é retirado do texto do projeto, ficando a redação da seguinte forma: “Combater a discriminação por etnia, idade, origem, religião, opinião, deficiência e econômica, fortalecendo programas que forneçam e promovam a cultura da paz e incentivando programas de intercâmbio entre as diferentes culturas”.
Após a aprovação do Projeto de Lei com a emenda incorporada, alguns parlamentares se pronunciaram na tribuna. O vereador Bruno Cunha (Cidadania) mencionou que esta pauta estava parada na cidade há mais de cinco anos e comemorou a aprovação do projeto que possibilita acesso a recursos federais para desenvolver políticas de juventude no município.
“Trabalhamos construindo, junto com o município, esse plano que é uma grande conquista para a cidade”, citou. Mas lamentou que tenha sido acrescentada a emenda n°1 a proposta. “Vou trabalhar para que todas as pessoas de nossa cidade sejam como são”, declarou.
A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) também se posicionou e ressaltou a importância do projeto para Blumenau, destacando ser preciso ter respeito com todas as pessoas. “O respeito está em nosso coração”, observou.
O vereador Adriano Pereira (PT) se alegrou com a aprovação do projeto que beneficiará a juventude. Também se mostrou negativo a emenda que foi incorporada a proposta. “Espero que por meio desse projeto seja possível fazer mais pelos jovens”, afirmou.
Assista agora mesmo!
Prepare em casa um delicioso risoto de camarão com o limão siciliano: