Oktoberfest Blumenau 2021: confira planos da Secretaria de Turismo para a festa
Ainda sem confirmação, evento deve acontecer em um formato diferenciado
Uma Oktoberfest diferente deve ser realizada em Blumenau neste ano. Ainda sem poder confirmar o evento por conta da pandemia, a Secretaria de Turismo (Sectur) da cidade planeja uma festa mais focada na gastronomia para diminuir as chances de aglomerações.
O modelo específico que será implantado ainda não foi definido, especialmente pela dificuldade de prever como estará a pandemia no final do ano, mas algumas ideias já estão sendo discutidas.
O Diretor-Geral da Sectur e Parque Vila Germânica, Guilherme Gunther, explica que como a aglomeração é a “principal matéria prima da Oktober”, um novo conceito precisará ser criado. Porém, sem fazer com que a festa perca sua grandiosidade.
“Se em algum momento sentirmos que essas mudanças não vão representar a história de 36 edições da Oktoberfest, com sua bagagem cultural e importância para nossa economia, vamos tomar uma decisão diferente”,
Em 2020, a secretaria tentou adiar o evento, mas acabou o cancelando oficialmente em julho. Para manter o clima germânico, bares e restaurantes de Blumenau receberam decoração especial, cardápio típico e bandinhas.
Apenas em Blumenau, a festa movimenta mais de R$ 250 milhões para economia local. Além de gerar mais de 6 mil empregos, sendo 3 mil deles dentro da Vila Germânica. “Estamos há quase 18 meses sem eventos, uma marca da cidade”, ressaltou Gunther.
Leia também: Blumenau vai ganhar museu da Oktoberfest e boulevard gastronômico
Até o momento, a proposta para a Oktoberfest 2021 é seguir o formato da Sommerfest 2020, realizada em janeiro. Modelo este que foi inspirado na festa de Munique e que, de acordo com a Sectur, foi aceito pela população.
“O Biergarten focou na gastronomia alemã e as pessoas curtiram as atrações musicais sentadas confortavelmente, sendo servidas em pratos de porcelana e caneco de vidro. Um modelo baseado na improbabilidade de conseguir nosso formato característico que concentra pessoas, dança e alegria”, explica o diretor.
A previsão da secretaria é que a agenda de eventos da cidade volte ainda no mês de julho. Especialmente com a possibilidade da Febratex em agosto. O evento, planejado para agosto de 2020, já foi adiado três vezes. A área de imóveis e construção civil também deve realizar eventos no meio deste ano, caso tudo ocorra como planejado.
Desfiles ainda não devem ser retomados
Uma das atrações mais esperadas da Oktoberfest, o desfile ainda não tem previsão para ocorrer. O mesmo vale para os desfiles cívicos, de aniversário da cidade e de Natal. Afinal, não é possível garantir o cumprimento das medidas sanitárias nestes eventos.
“Esse é nosso grande desafio. Não conseguimos controlar o público e trabalhar com o distanciamento como na Vila Germânica. Todas nossas ações e planejamento envolvem cuidados com a questão sanitária”, enfatiza Guilherme Gunther.
Leia também: Desfiles da Oktoberfest ganham duas novas atrações; veja os novos carros alegóricos
O tema ainda será discutido novamente com a evolução da vacinação e uma possível melhora na pandemia. “Ainda é muito precoce falar sobre desfiles. Os planejamentos mudam a cada semana. Nesse momento não imaginamos desfiles”, concluiu.