X
X

Buscar

PM de Blumenau usa drones e câmeras nas fardas para monitoramento da Oktoberfest

Corporação também recebeu reforço de 130 policiais para atuar nos fins de semana

A Polícia Militar reforçou o efetivo e adotou o uso de drones e câmeras nas fardas para ampliar o monitoramento e atendimento das ocorrência durante a 35ª Oktoberfest, que começou na quarta-feira, 3, e vai até o dia 21 de outubro. A operação foi batizada de Techno.

Divulgação/Polícia Militar

Para reforçar a equipe, a corporação recebeu policiais de outras regiões do Estado, sendo 130 para atuar nos fins de semana e 40 nos dias com menos movimento. As câmaras individuais estão sendo usadas por todos os agentes durante o policiamento da festa. Elas são acopladas à farda e registram em áudio e vídeo a relação do policial com os foliões. No total, a Polícia Militar de Santa Catarina comprou 1,9 equipamentos.

Para o monitoramento de pontos estratégicos da cidade e toda a área do evento, a PM tem à disposição 21 drones. Há inclusive uma pista para decolagem do equipamento. Os equipamentos são usados também durante os desfiles na Rua XV de Novembro. Dessa forma, a multidão é acompanhada em tempo real, diminuindo o tempo de atendimento das ocorrências.

Segundo o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jefferson Schmidt, é uma ação inédita em Santa Catarina.

“Antes se usou o drone de forma isolada, um aparelho fazia um determinado tipo de serviço. Agora estamos usando um conjunto de drones para que eles, configurados por área, possam fazer o videomonitoramento aéreo”, explica.

Schmidt acredita que o uso dos equipamentos vai ajudar bastante no policiamento preventivo. Uma vez que as pessoas sabem que estão sendo monitoradas, reduz a chance de cometerem crimes. Mas se perceber algo suspeito o piloto do drone pode acionar um guarnição para verificar.

O público também pode acompanhar as imagens aéreas captadas pelo equipamento.