X
X

Buscar

PM reforça rondas e trabalho de segurança nos terminais e escolas de Blumenau

Convênios assinados com a Prefeitura preveem repasses de R$ 30 mil mensais

No dia 17 de fevereiro, a Prefeitura de Blumenau assinou dois convênios com a Polícia Militar de Santa Catarina, um para reforçar a segurança e implantar projetos nas escolas e outro para atuação nos terminais urbanos do município. Em ambas as situações a presença das viaturas e de policiais militares nesses ambientes já iniciaram no dia seguinte, dando um sentimento de mais segurança para estes locais.

Desde então, quem passou pelos terminais da cidade percebeu a presença de viaturas e agentes realizando rondas e policiamento ostensivo. Após o acordo, cabe a PM da cidade toda a atuação na segurança dos sete terminais urbanos –  Itoupavas, Aterro, Fortaleza, Velha, Proeb, Fonte e Garcia.

Polícia Militar/Divulgação

Até a última sexta-feira, 4, a PM realizou ao todo 151 rondas preventivas em todos os terminais. Segundo a polícia, nenhuma ocorrência relevante foi registrada. Entre as situações que podem ser atendidas e resolvidas estão as mais comuns como furtos, roubos e brigas.

Mas o convênio não aponta somente o atendimento de rondas e ostensivo nesses ambientes. Há previsão também de treinamentos para os funcionários, além do suporte da Central de Vídeo de monitoramento nos terminais, que está em fase de alinhamento com a Secretaria de Trânsito e Transportes, e deve ser efetivado a partir da próxima semana.

“Conforme consta o convênio, é todo um trabalho para que, de fato, haja a segurança e tranquilidade para as pessoas que ali circulam. Um trabalho de prevenção, monitoramento, atuação ostensiva. Um trabalho que estamos iniciando”, apontou Alexandro Fernandes.

O termo de cooperação entre Seterb e Polícia Militar tem validade de um ano, num custo mensal de R$ 30 mil, podendo ter prorrogações após este prazo.

Atuação nas escolas

Polícia Militar/Divulgação

Assim como nos terminais, o acréscimo nass rondas e atuação de prevenção já são vistas por pais de alunos das escolas municipais de Blumenau desde o dia 18 de fevereiro. Segundo a Polícia Militar, até o fim do mês passado, 42 duas ações preventivas foram realizadas nos arredores das dependências educacionais do município.

Além desse trabalho, o convênio assinado entre PM e secretaria de Educação – que não possui custo – prevê ainda treinamentos de segurança para profissionais de educação, visitas e Vistorias Preventivas Escolares (VPE), reuniões, palestras, atendimentos de ocorrências e campanhas educativas.

Essas demais atividades, assim como no âmbito dos terminais, estão sendo alinhadas entre as duas entidades e devem ser colocadas em prática nas próximas semanas.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube