Pobreza menstrual: saiba como apoiar campanha que busca amparar moradoras de Blumenau
Ciclo do Bem busca ajudar e informar pessoas sobre a pobreza menstrual
O Dia Internacional da Higiene Menstrual é reconhecido em 28 de maio, fazendo com que o mês seja voltado para a conscientização e contribuição quanto ao tema. Em Blumenau, uma jornalista e professora acadêmica lançou uma campanha no ano passado para trazer a questão para a cidade.
Anna Carolina Coirolo criou o Ciclo do Bem com o propósito de levar informação sobre a pobreza menstrual e distribuir itens de higiene pessoal. A campanha que era para ser única, acabou se estendendo e levando palestras para escolas, empresas e ONGs da cidade.
Clique aqui para conferir uma cartilha sobre a pobreza menstrual.
O projeto se espalhou tanto pela cidade que virou debate na Câmara de Vereadores e se tornou um programa permanente. Desde o ano passado, o Ciclo do Bem distribuiu mais de 15 mil itens, incluindo absorventes descartáveis, para instituições da cidade.
SC distribui absorventes em escolas estaduais
Apesar de o governo federal ter vetado a distribuição gratuita de absorventes, o governo estadual de Santa Catarina garantiu a medida por meio de lei estadual. Em abril, 700 mil pacotes foram distribuídos nas escolas estaduais.
A estimativa é que cerca de 64 mil catarinenses com mais de 10 anos e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal sejam contempladas. Cada estudante beneficiada receberá, no mínimo, dois pacotes com oito absorventes durante o seu ciclo menstrual.
Em breve, a partir de uma atualização que está sendo realizada no Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina, a lista de alunas elegíveis poderá ser emitida pela própria escola.
Como ajudar
Neste ano, as beneficiadas serão o abrigo Casa Eliza, as ONGs Abludef e Puro Amor e o projeto social de Márgara Hadlich. Quem quiser contribuir pode fazer doações através do Pix 47991486852 ou doando produtos de higiene menstrual nos seguintes pontos:
Farmácia do Gustavo: rua 25 de Julho, 1118 – Itoupava Norte
Estúdio 403: rua Johann Ohf, 1020 – Água Verde
Enxame Colaborativo: rua Antônio da Veiga, 495 – Victor Konder
Unisociesc: rua Pandiá Calógeras, 272 – Jardim Blumenau
A campanha também realizou uma parceria com a marca Útero de Pano, que fabrica absorventes feitos de algodão. O produto pode ser lavado e reutilizado, tornando ele mais sustentável e barato à longo prazo.
“Assim a mulher consegue usar ele por alguns anos, sem precisar gastar dinheiro com descartáveis. Trazendo outros benefícios, como a redução de plástico, químicos e sangue nos lixões e menos químicos em contato com a pele da mulher”, comenta Anna.
Para doar um absorvente de pano, é só visitar a loja Enxame Colaborativo e adquirir um absorvente com o preço promocional de R$ 15. Quem quiser levar um, também consegue comprá-lo por este preço caso outro seja doado.