Em meio a atritos, prefeito de Jaraguá do Sul é proclamado pré-candidato ao Governo de SC pelo MDB
O MDB de Santa Catarina proclamou oficialmente a pré-candidatura do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, ao Governo do estado. A decisão descartou a necessidade de prévias dentro do partido – que seria realizada no próximo sábado, 19 – graças a desistência dos dois outros nomes que buscavam o cargo: o deputado estadual e presidente do partido, Valdir Cobalchini e do senador Dário Berger.
Apesar dos recuos terem sido decisões tomadas por Cobalchini e Berger, elas vieram após pressão da bancada estadual e lideranças partidárias como Paulo Afonso Vieira e Eduardo Pinho Moreira. O objetivo era evitar um racha dentro do MDB – o que, mesmo assim ainda pode acontecer, mas com certeza menos ríspido.
“Esse processo de disputa sempre existiu mas não com esse acirramento, parecia que estávamos como a situação de Bolsonaro e Lula”, chegou a dizer Cobalchini em entrevista nesta quarta-feira, 15, ao jornalista Upiara Boschi, na Rádio Som Maior, de Criciúma.
Como resultado dessas desistências e apenas colocação de Antídio como pré-candidato, corre nos bastidores há informação de que Dário Berger pode pular para o PSB. Em sua desistência, aliás, ele declara que continua com “o forte propósito de ser candidato a governador”, mas que reafirma “o apreço pelo MDB de Santa Catarina”.
A proclamação de Antídio aconteceu após reunião da Comissão Eleitoral das prévias do MDB-SC, realizada na noite desta quinta-feira, 16, logo após acatarem a desistência de Dário Berger.