Será realizada no dia 16 de fevereiro em Blumenau a audiência pública que irá discutir a vacinação contra Covid-19 e o “passaporte da vacina” no município. O evento foi aprovado por unanimidade na primeira sessão do ano, na terça-feira, 3, após solicitação da vereadora Silmara Miguel (PSD).
Como autora do pedido de audiência pública, Silmara fez questão de enfatizar que tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19, demonstrando que confia na imunização contra a doença. Porém, também destacou que é totalmente contra o passaporte vacinal ou obrigatoriedade de tal.
Por mais que se entenda como “liberdade de escolha” e que não seja realmente a intenção da vereadora, o debate pode ser uma forma de antivacinas ganharem mais alcance, quando o mais importante agora deveria ser a propagação da importância e necessidade da imunização de toda a população.
Aliás, algo que o poder público municipal vem fazendo, tanto como Secretaria de Saúde, prefeitura ou até na imagem do prefeito Mário Hildebrandt.
Ver essa foto no Instagram
Importante que se dê destaque, por exemplo, a um estudo realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) com dados de novembro de 2021 a janeiro de 2022 que aponta que o risco de hospitalização e morte de pessoas com Covid-19 é maior entre as não vacinadas ou que estão com a vacinação incompleta quando comparadas àquelas que receberam o reforço. Durante o período ocorreram 871 mortes por Covid-19.
Além disso, na semana passada, o jornal O Município Blumenau trouxe uma reportagem com dados registrados até o dia 26 de janeiro. Até então, a cidade tinha nove mortes pela doença em 2022, sendo que nenhum deles estava imunizado. Cinco eram não vacinados e outros quatro estavam com as doses aplicadas há menos de duas semanas – ou seja, ainda sem adquirirem a imunidade.
Como a audiência já está marcada e será realizada, que ao menos as vozes de especialistas e profissionais gabaritados, destacando a importância e necessidade da imunização, ecoem mais alto.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: