O ex-presidente da OAB Blumenau, Romualdo Marchinhacki, foi eleito nesta quarta-feira, 2, a lista tríplice para o preenchimento da vaga de desembargador do quinto constitucional – vaga destinada a membros da advocacia. Agora, caberá ao governador Carlos Moisés avaliar e decidir entre ele e os outros dois eleitos, quem será o novo integrante da Corte do estado.
A votação ocorreu nesta quarta-feira e além de Marchinhacki, o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu também pelos nomes dos advogados Marcos Fey Probst e Giovani de Lima. Os três receberam a maioria dos votos dos desembargadores presentes na sessão.
Os nomes foram selecionados com base na lista sêxtupla definida em votação pela OAB/SC, que também era integrada pelos advogados Valmor Carlos Coutinho, Soraia Peters Formentin e Ricardo Hoppe.
Resultado da votação
Marcos Fey Probst 76 votos
Romualdo Paulo Marchinhacki 72 votos
Giovani de Lima 52 votos
Walmor Carlos Coutinho 21 votos
Soraia Peters Formentin 17 votos
Ricardo Hoppe 14 votos
Essa é a segunda vez que a advocacia escolheu diretamente quais candidatos devem compor a Lista. Na oportunidade o advogado Diogo Pítsica, agora já empossado desembargador do TJ-SC, foi o mais votado pela classe.
Conheça Romualdo Marchinhacki
Romualdo Paulo Marchinhacki – OAB/SC 9430
Ex-presidente da OAB Blumenau entre 2016 e 2019, Romualdo Machinhaki também foi conselheiro da subseção de 2010 a 2015. É procurador da prefeitura de Blumenau desde 1994, e professor da Universidade Regional de Blumenau.
Marchinhaki é graduado e pós-graduado pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), e mestre em Ciência Jurídica pela Univali. Sua especialidade é na área do Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo, Constitucional e Tributário.