Câmara discute proposta de novo calçadão no Centro de Blumenau
Um projeto que está tramitando na Câmara de Vereadores de Blumenau quer transformar um trecho das ruas Curt Hering e Floriano Peixoto em um novo calçadão na cidade. A proposta partiu do vereador Carlos Wagner – Alemão (PSL) e foi apresentado nas sessão da última quinta-feira, 8.
Nesta terça-feira, 13, o projeto foi encaminhado pela Comissão de Constituição e Justiça à Procuradoria da Câmara para elaboração de parecer jurídico. Na sequência, deve retornar à CCJ para seguir os trâmites e ir a votação em plenário nas próximas semanas.
A proposta define como calçadão a parte final da Curt Hering, desde os números 40 e 41, até a confluência com a Floriano Peixoto, e da própria Floriano, entre a rua XV de Novembro e Sete de Setembro.
Nesse espaço seria proibido a circulação de veículos, tendo acesso apenas os veículos com autorização da Seterb, por possuírem garagens no local. Além disso, autoriza aos bares e restaurantes a colocação de mesas e cadeiras na rua, para promover a destinação do espaço como gastronômico.
O local ficaria designado como Via Gastronômica e de Lazer da cidade de Blumenau. Na prática, funcionaria como acontece atualmente no Calçadão Brueckheimer, na rua Capitão Euclides de Castro, no trecho entre a Curt Hering e a Rua XV de Novembro.
A proposta é boa e traz também uma boa discussão, pois tem prós e contras. Do lado positivo, o destaque fica para os comerciantes da região. Isto porque terão ampliados seus espaços, maior circulação de pessoas a pé, além de transformar o quintal dos seus comércios em um ambiente de lazer e até turismo.
E claro, também dá ao morador blumenauense mais um espaço gastronômico e de convivência ao ar livre – muito procurados em época de pandemia.
Já o lado considerado ruim é referente ao trânsito. Primeiro porque os motoristas vão perder vagas de estacionamentos nas ruas, que atualmente já são poucas, considerando a quantidade de veículos que precisam parar na região.
Além disso, há também a diminuição no número de trajetos para sair da XV e acessar a Sete de Setembro, ou da própria Curt Hering para acessar a XV ou Sete – todas feitas pela Floriano Peixoto – obrigando o motorista a dar mais voltas na região.