O vereador de Florianópolis Afrânio Boppré (Psol), que foi oficializado como candidato a senador, entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina pedindo a impugnação da candidatura de Jorge Seif (PL) ao Senado. Seif, que é de Itajaí, tem o empresário blumenauense Adrian Rogers Censi (PL) como candidato a segundo suplente.

Afrânio alega que Jorge Seif não cumpriu a exigência de desincompatibilização do cargo de secretário nacional de Pesca que exercia no governo federal para ser candidato a senador. O vereador do Psol justifica que Seif não se afastou efetivamente das atividades, “permanecendo com uso e ocupação de imóvel funcional em Brasília”, conforme acusou.

Mesmo se a candidatura de Jorge Seif for impugnada, não há impedimento para que Hermes Klann – empresário de Brusque – e Adrian Censi continuem como candidatos. A ação não envolve a candidatura da dupla de suplentes. Caso o pedido de Afrânio seja acatado pela Justiça, o PL tem prazo legal para substituir Jorge Seif por outro candidato.

Em nota divulgada no Instagram, Jorge Seif se manifestou sobre o assunto. De acordo com ele, desde que foi exonerado da Secretaria Nacional de Pesca no dia 30 de março, não exerceu mais qualquer ato como secretário. Seif afirma que cumpriu o que era determinado pela lei e disse que é falsa a alegação de que ocupa o imóvel. Por fim, finalizou a nota dizendo que aguarda a aprovação do registro da candidatura.