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Corte de recursos da BR-470: Fórum Parlamentar Catarinense cobra explicações do governo federal

Senadores e deputados federais de Santa Catarina, que formam o Fórum Parlamentar Catarinense, participaram de uma reunião on-line na manhã desta segunda-feira, 25, com o Superintendente do DNIT, Ronaldo Carioni. O encontro serviu para atualizar informações sobre as obras da BR-470 e de outras rodovias federais no estado.

Na pauta da conversa, também se tratou o veto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta segunda-feira, 24, retirando R$ 43 milhões do orçamento previsto para obras em SC. Deste valor, R$ 18 milhões estavam previstos para a duplicação, que após o veto, prevê agora investimentos de R$ 81 milhões durante todo o ano.

Pelo que foi discutido, uma nova reunião deve ser realizada em breve, com a presença do Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que é “gerenciador” de recursos federais e pode fazer alterações. A expectativa dos parlamentares é que o ministro possa ser convencido a realocar os valores. Uma outra forma já discutida para não perder esses recursos é derrubando os vetos do presidente.

Cabe lembrar que em novembro o governo federal já havia cortado  R$ 39,6 milhões do orçamento daquele ano para obras nas rodovias catarinenses, sendo R$ 25 milhões só da BR-470. Na época, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou que ação era “extremamente normal” e que serviu para que não houvesse “sobra” na virada do ano.  Além disso, apontou que em 2022 os recursos seriam recompensados.

Porém, até o momento, o que se vê é totalmente o contrário, tendo mais cortes, diminuindo as previsões de investimentos do governo federal.

Pré-candidato repercute

O ex-ministro do governo Temer, Vinicius Lummertz (PSDB), que é pré-candidato ao governo de SC, usou as redes sociais para criticar os vetos do presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, o estado está sendo castigado pelo governo federal.

O aliado de João Dória (PSDB) ainda finalizou lembrando que o o governo de SC está tendo que colocar recursos estaduais para que as obras continuem, deixando assim de investir em estradas catarinenses.


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