Ficou definida ainda na sessão ordinária desta quinta-feira, 1, a composição dos membros da CPI da Blumob na Câmara de Vereadores de Blumenau. Além do autor do pedido, vereador Carlos Wagner Alemão (PSL), os outros dois membros serão Marcelo Lanzarin (Podemos), que é líder do governo na Câmara, e Alexandre Matias (PSDB), ex-líder do governo e do mesmo partido da vice-prefeita Maria Regina Soar.

Assim como adiantado pela coluna, a forma como essa composição se formou irritou os vereadores de oposição e esquentou o clima durante a sessão, que precisou ser interrompida. Alemão chegou a dizer que a CPI teria se tornado “um circo, uma palhaçada“. Ele ainda ironizou ao dizer que do jeito que se desenhou, seria a mesma coisa que o Ministro Gilmar Mendes julgar o ex-presidente Lula (PT).

Em seguida, o vereador Adriano Pereira (PT), também criticou o formato da composição, dizendo que o assunto deveria ser levado ao Ministério Público e a Justiça.

Em resposta, Matias apontou que houve falta de atenção dos propositores da CPI, que não se atentaram ao regimento interno da Câmara. “A culpa não é minha” afirmou.

Lanzarin ratificou as falas de Matias e afirmou que a composição se deu devido ao regimento interno. “Ninguém aqui está trabalhando no achismo. Existe um regimento interno que define o regramento dessa casa. É difícil quando um vereador vem aqui e simplesmente faz questionamentos sem base nenhuma”.

O presidente da Câmara, Egídio Beckhauser (Republicanos), que foi quem assinou a instauração da CPI, afirmou que a composição está de acordo com o parecer jurídico da Procuradoria da Câmara.

Vereador Bruno Cunha questiona

O vereador Bruno Cunha (Cidadania), que também é advogado, leu trecho do regimento interno e destacou uma dúvida e relação aos critérios para definição da composição da CPI. Segundo ele, há espaço para outras interpretações.

Um outro entendimento, segundo Bruno, pode apontar que o primeiro membro seja o autor da CPI, o segundo um indicado pelo partido com mais vereadores – e em caso de empate o partido que tiver mais votos, assim sendo o Podemos – e outro definido pelos 13 vereadores restantes.

O presidente Egídio Beckauser  afirmou que Bruno pode fazer esse questionamento formalmente à Procuradoria da Câmara, que foi quem emitiu o parecer indicando o formato de composição da CPI.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube