Ficou marcada para segunda-feira, 12, às 13h30, a primeira reunião da CPI que irá investigar o contrato do transporte coletivo de Blumenau. A definição saiu na sessão desta quinta-feira, 8, por convocação do presidente da Câmara, Egídio Beckhauser (Republicanos).
Também durante a sessão, foi lida a conclusão do parecer da Procuradoria Jurídica da casa, referente aos questionamentos feitos pelos vereadores Carlos Wagner – Alemão (PSL) e Bruno Cunha (Cidadania), sobre a composição dos membros da CPI.
De acordo com documento “os critérios de composição numérica para Comissão Parlamentar de Inquérito, definidos pela Resolução da Mesa Diretora 3645/2021, estão de acordo com as exigências normativas definidas pelo Regimento Interno da Câmara Municipal de Blumenau”.
A reunião chegou a ser convocada para sexta-feira, 9, mas foi remarcada devido solicitação de Alemão, o autor do pedido da CPI. O vereador do PSL disse à coluna nesta quarta-feira, 7, que irá pedir na Justiça a mudança de composição dos membros da CPI, retirando o nome indicado pelo PSDB.
Tentei conversar com ele após a sessão desta quinta, que teve novos apontamentos sobre o assunto e confirmação da Procuradoria da forma de escolha dos membros. Porém, ele estava em uma reunião e até a publicação da coluna não me respondeu.
Por enquanto a CPI continua sendo formada por Alemão, Alexandre Matias (PSDB) e Marcelo Lanzarin (Podemos). Nesta primeira reunião marcada para segunda, eles irão definir entre si o presidente e relator da comissão, além do cronograma dos trabalhos.