Os vereadores que compõem a CPI do transporte coletivo em Blumenau querem ouvir na próxima reunião, 1 de setembro, um representante da Blumob para prestar esclarecimentos. A sugestão foi feita pelo presidente da comissão, vereador Carlos Wagner Alemão (PSL) e concordada pelos demais vereadores, Alexandre Matias (PSDB) e Marcelo Lanzarin (Podemos), nesta quarta-feira, 25, durante a terceira reunião entre eles.

O objetivo é que o representante possa responder perguntas relacionadas aos três temas que garantiram a abertura da CPI – o descumprimento das medidas de distanciamento social pela empresa durante a pandemia, os subsídios financeiros do Município à Blumob, além do descumprimento do contrato em relação à construção de garagem para os ônibus.

Durante a CPI, Alemão destacou e mostrou imagens de ônibus lotados na cidade durante a pandemia, o que comprova o primeiro item de abertura da CPI, e fez críticas.

“O que vemos são terminais lotados, com ônibus abarrotados, e ônibus parados em horários de pico, quando é preciso mais veículos circulando”, afirmou.

Os demais membros concordaram com o vereador e relataram também sentirem preocupação com o assunto, dadas as proporções que a pandemia possui no país e cidade.

“Vamos ver a disponibilidade deles. Havendo, não tenho objeção alguma até para gente poder fazer esses questionamentos ao representante da Blumob”, afirmou o relator, Alexandre Matias.

Ainda durante a reunião, eles citaram quais foram os documentos que foram solicitados na última reunião e que já chegaram. Segundo Alemão, da AGIR, a comissão recebeu o Ofício 528/2021, contendo uma série de documentos, inclusive com planilhas de custo.

A Blumob também atendeu a solicitação da Comissão, porém a documentação chegou poucos minutos antes do início da reunião e a Diretoria Legislativa não teve tempo hábil para fazer o devido processamento. A Vigilância Sanitária, outro órgão para qual foram solicitadas informações, não se pronunciou até o início da reunião.

Diante disso, Matias apontou que seria importante ter mais 15 dias para a avaliação dos documentos recém chegados e daqueles que ainda estão por vir.

“Como relator preciso buscar as informações dentro destes documentos para me inteirar melhor, inclusive para fazer os encaminhamentos devidos para convocar alguns membros. Pelo volume considerável de documentos, um deles com mais de 1.400 páginas, solicito no mínimo 15 dias”, apontou.

A próxima reunião da CPI será realizada na quarta-feira, dia 1, a partir das 14h, com transmissão da TV Legislativa, reproduzida também no Facebook e Youtube. A comunidade também pode participar presencialmente no plenário.


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