Um novo decreto deve ser publicado pelo governo do Estado na noite desta sexta-feira, 30, liberando parcialmente a realização de eventos em Santa Catarina, a partir de sábado, 1. As flexibilizações devem ser definidas dependendo com a matriz de risco de cada região.

A coluna obteve informações de que nesta quinta-feira, 29, líderes do setor participaram de uma reunião de quase duas horas com a secretária de saúde do Estado, Carmen Zanotto e representantes do COES (Centro de Operações de Emergência em Saúde). De lá, saiu um esboço de como será o decreto.

As mudanças devem conter o aumento no horário de funcionamento dos estabelecimentos – atualmente é das 6h às 22h – e, principalmente, a realização de eventos sociais como casamentos, aniversários e afins, com limites máximos de capacidade pré-definidos. A realização de shows e as casas noturnas devem ficar de fora.

Num primeiro momento, o governo se mostra resistente para liberar os eventos na matriz de risco gravíssima, representada pela cor vermelha. Porém, os representantes dos profissionais e empresários do setor seguem pressionando por pelo menos algumas flexibilizações já a partir dessa situação.

O objetivo deles é convencer o governo a liberar a realização dos eventos com certo limite da capacidade já na cor vermelha, e ir aumentando conforme o potencial de risco – quão menor o risco potencial, maior a porcentagem de capacidade liberada.

Essas demandas ainda devem ser discutidas em uma reunião com a governadora interina Daniela Reinehr antes de serem publicadas.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Deixe uma resposta