O deputado estadual Ricardo Alba (PSL) fez duras críticas ao governo do Estado nesta terça-feira, 13, durante a sessão da Assembleia Legislativa. As falas do deputado foram direcionadas a proibição das praticas esportivas que continuam valendo em Santa Catarina.
“Estou cansado de vir a tribuna todo dia pra falar dessa palhaçada que o governo do Estado está fazendo em relação ao esporte e todos aqueles que vivem do esporte, que estão há mais de um ano sem poder trabalhar, tão passando fome, não estão conseguindo pagar as contas”, afirmou Alba, em plenário.
Durante a fala, o deputado se direcionou por diversas vezes ao Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), que é setor técnico que edita as portarias que proíbem ou flexibilizam as atividades. Além disso, ele também citou a governadora Daniela Reinehr (sem partido), chegando a dizer que ela deveria praticar as atividades por fazer bem a mente.
“Usamos diariamente essa tribuna pra falar que esporte é saúde, pra falar que faz bem pro corpo, que faz bem pra mente. Eu recomendo até que a governadora faça, porque faz bem pra mente e talvez ela esteja precisando”.
Nesta segunda-feira, 12, a Secretaria de Estado da Saúde publicou uma portaria com novas orientações para as práticas esportivas em SC. O principal objetivo, segundo o Estado, foi orientar empreendedores, trabalhadores, autoridades de saúde e a população sobre a situação.
De acordo com a publicação, a liberação das atividades será definida de acordo com a Matriz de Risco Potencial Regional para a Covid-19. Porém, como na maioria das regiões a situação ainda é vermelha – gravíssima – não há mudanças significativas.
“Saiu a portaria ontem do Coes. Uma palhaçada. Rasga e joga no lixo (…) Proibiram automobilismo, o cara que entra no Kart, no carro, ele não pode pilotar. Quem ele vai contaminar? A governadora que está no palácio da Agronômica?”, ironizou deputado.
Aliás, o palácio da Agronômica foi citado também no fim do discurso de Alba, que prometeu fazer embaixadinha em frente a casa dos governadores, caso uma nova portaria não seja editada liberando a prática esportiva.
“Eu vou ser o primeiro a ir na frente da Agrônomica e fazer embaixadinha. E outra coisa, chuto a bola pra dentro ainda”, finalizou Alba.