Foi marcada para a próxima quinta-feira, 1º de dezembro, a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Blumenau, para o biênio 2023-2024. Assim como já acordado no dia 1º de janeiro de 2021, quando a chapa encabeçada por Egídio Beckhauser (Republicanos) foi eleita, Almir Vieira (PP) deve ser o futuro presidente.
Nos bastidores a informação é de que, até o momento, apenas uma chapa deve ser protocolada. Além de Almir como presidente, as vagas para vice-presidente, 1º e 2º secretários devem ficar com PSDB, Podemos e PL – ainda indefinidos os postos.
Do PL a vaga será de Ito de Souza, único vereador do partido. Já os demais possuem mais cadeiras. Do PSDB, o favoritismo é de Maurício Goll, enquanto do Podemos, de Cristiane Loureiro.
O nome de Cristiane não estava previsto anteriormente na chapa, mas a vereadora fez questão de ser inserida e teria solicitado até a vaga da presidência. Agora, ela sonha com a vice-presidência.
Mas vale lembrar que historicamente muitas mudanças acontecem até o dia – e inclusive no dia da eleição. Não se descarta, apesar de pequena a possibilidade, a formação de uma nova chapa ou mudanças na atual.
Atualmente, a mesa diretora tem Egídio Beckhauser como presidente, Silmara Miguel (PSD) de vice, Almir Vieira de primeiro secretário e Ito de Souza de segundo secretário. Todos fazem parte da base aliada do prefeito na Câmara.