Blumenau foi pauta da conversa entre o governador Jorginho Mello (PL) e o presidente Lula (PT), durante reunião na sexta-feira, 27, em Brasília. O líder catarinense reforçou o pedido para que o processo de federalização da Furb seja continuado e colocado como prioridade na pasta de Educação.

Apesar de uma demanda e sonho antigo, a federalização da Furb voltou à pauta oficialmente em 2021, após iniciativa da reitora Márcia Sardá Espíndola e do próprio Jorginho, na época Senador e da base governista.

Com a mudança de governo, houve uma preocupação em o tema novamente ser esquecido. No fim do ano passado, a reitora falou com o jornal O Município Blumenau e destacou a insistência no tema.

Abatimento por investimento na BR-470

A reunião também contou com a presença do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Com ele, Jorginho fez pedidos de abatimento na dívida que o estado possui com o governo federal, levando em consideração os R$ 465 milhões estaduais investidos nas obras da BR-470, e algumas alternativas para compensar as perdas com a queda de arrecadação do ICMS.

“Pedimos ao ministro da Fazenda que isso seja feito o mais rápido possível e já ficou bem encaminhado (…) O Governo Federal se mostrou sensível, o próprio ministro Haddad estava junto, mas ainda está se buscando uma solução e isso demanda tempo. Talvez o caminho mais curto seja justamente uma análise que o Supremo Tribunal Federal (STF) deva realizar na volta do recesso”, explicou o governador.

– Assista agora:
Como surgiu o projeto Caridade Sem Fronteiras e ligação com Irmã Lúcia