Que o Podemos quer Mário Hildebrandt como candidato a governador de Santa Catarina não é novidade. Em maio, a coluna publicou que o prefeito de Blumenau havia sido sondado pelo partido. Naquele período, Mário me disse que deixou a resposta em aberto e afirmou que “tinha um compromisso com Blumenau” – ou seja, de cumprir o mandato para que foi reeleito ano passado.

Entretanto, no fim de mês passado o presidente do partido em SC, Camilo Martins, esteve na cidade e após reunião com Mário, rasgou elogios ao prefeito blumenauense, dizendo que ainda quer tê-lo no pleito do ano que vem.

Mário até continua com a mesma resposta – de compromisso com o eleitor blumenauense – mas vem agindo como um pré-candidato. Ele está presente em grande parte das lives da prefeitura sobre Covid-19, realiza outras transmissões para fazer anúncios de investimentos nas secretarias e vem sendo muito ativo nas redes sociais.

Ele diariamente faz postagens sobre visitas a entidades, ações da prefeitura e referentes ao acompanhamento de obras na cidade. Neste domingo, 4, por exemplo, foi ele – pessoalmente, junto a vice-prefeita Maria Regina Soar (PSDB) – quem retirou o cone que abriu o trecho duplicado da Ponte do Centro. Nesse caso específico, o Secretário de Comunicação e pré-candidato a deputado estadual, André Espezim (Podemos), também “inaugurou” a obra.

Ainda sobre a duplicação, os textos divulgados pela Prefeitura traziam vários discursos de Mário destacando a agilidade da obra e o ponto final na discussão de onde a ponte deveria ser feita.

Outro sinal é a constante aparição da vice-prefeita Maria Regina Soar. Vale lembrar que Mário também começou a aparecer mais quando o ex-prefeito Napoleão Bernardes estava prestes a renunciar do cargo para disputar as eleições em 2018.

Pode até ser que Mário não renuncie e saia como candidato, mas é inegável que ele terá uma participação muito ativa nas próximas eleições. Suas atitudes demonstram isso e esse é um desejo muito forte do Podemos, que vê em Mário uma grande liderança a nível estadual, por sua importância regional.

Eleição com prefeitos

A possibilidade de Mário concorrer ao governo do estado em 2022 vem de encontro a outra onda: a de prefeitos na disputa. Atualmente, são vários os nomes cogitados a concorrer ao cargo no ano que vem.

Os que mais vem fazendo barulho são: o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM); de Chapecó, João Rodrigues (PSD); de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB); de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB); e até o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos) – mesmo partido de Mário.

Na ideia dos partidos está a de que o eleitor ainda está procurando novidade, mas que venha com experiência em gestão. Ou seja, não querem os mesmos candidatos dos anos anteriores, porém, também não querem um novo Carlos Moisés (PSL).


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube