Em comunicado publicado nesta semana, a Fecomércio de Santa Catarina apontou a possibilidade no fechamento de mais de 100 unidades do Sesc e Senac pelo Brasil, caso seja aprovado um projeto de lei em discussão no Senado. A PLV 09/2023 prevê a destinação de 5% das contribuições sociais do setor terciário sejam destinadas para a Embratur.

De acordo com o presidente da Fecomércio no estado, Hélio Dagnoni, essa alteração poderá reduzir muito o orçamento da entidade, causando cortes nos atendimentos realizados em Santa Catarina.

“Os impactos sociais em Santa Catarina são incalculáveis. O Sesc e o Senac têm um papel fundamental no acesso à educação, cultura, saúde, lazer e assistência no nosso estado. O corte vai refletir diretamente nas atividades e serviços oferecidos nos municípios”, afirmou.

No estado, a estrutura de atendimento do sistema possui 50 unidades fixas e móveis do Sesc e 28 unidades operativas do Senac. São 239 mil clientes ativos no Sesc e 88 mil matrículas em educação profissional no Senac.

Como o tema ainda é tratado como hipótese, pois a redução do orçamento depende da aprovação de um projeto ainda em discussão, não foram informados detalhes de unidades que poderiam ser fechadas ou atingidas.

A nota publicada pela entidade também divulga um abaixo-assinado rejeitando o projeto, que já possui mais de 200 mil assinaturas.

Em Santa Catarina, a infraestrutura de atendimento do Sistema inclui 50 unidades fixas e móveis do Sesc e 28 unidades operativas do Senac. São 239 mil clientes ativos no Sesc e 88 mil matrículas em educação profissional no Senac.


Como fazer paçoca de pinhão: uma receita saborosa e fácil: