Um caso de fraude bancária envolvendo as contas da Câmara de Vereadores de Blumenau na Caixa Econômica Federal virou alvo de investigações. A própria Diretoria Geral da Casa deu início ao processo de averiguação, assim que foi informada das irregularidades.

Segundo informações de bastidores, a suspeita é que uma funcionária antiga da Câmara tenha sido alvo de um golpe. A princípio sem intenção, ela teria realizado as transferências irregulares. Porém, as informações concretas só serão repassadas após conclusão das investigações da Polícia Civil e processo administrativo interno.

De acordo com o legislativo blumenauense, todas as informações já obtidas foram encaminhadas à Polícia Civil para abertura de um inquérito policial. O objetivo é que se encontre os detalhes de como a fraude ocorreu, assim como os responsáveis pelas transferências e quem foram os beneficiários. Os valores envolvidos ainda não foram divulgados.

Além do encaminhamento à polícia, a própria Câmara também instaurou um Processo Administrativo Disciplinar para apurar as circunstâncias do ocorrido internamente. As investigações possuem prazo de 180 dias.

“Após a instrução processual, a Comissão de Processo Administrativo, composta de três servidores efetivos e estáveis, elaborará relatório minucioso contendo o resumo das peças principais dos autos; a menção das provas em que se baseou para formar a sua convicção; conclusão pela inocência ou responsabilidade dos servidores e indicará o dispositivo legal transgredido. Além disso, a Comissão deverá sugerir providências para evitar reprodução de fatos semelhantes aos que originaram o processo e quaisquer outras que lhe pareçam de interesse público“, explicou a Diretoria da Câmara por nota.

Após conclusão do processo administrativo, todos os resultados serão encaminhados ao presidente Egídio Beckhauser que será responsável pelas sanções. A forma de ressarcimento dos valores ao legislativo também está sendo estudada.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube