Ivan Naatz pode ser convocado para CPI da Covid-19 no Senado
O senador Marcos Rogério (DEM) sugeriu que a CPI da Covid-19 no Senado convoque dois deputados catarinenses para prestar depoimento: O blumenauense Ivan Naatz e Sargento Lima, ambos do PL. Os dois fizeram parte da CPI dos respiradores na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Além de investigar a atuação do governo federal durante a pandemia, a CPI no Senado também avalia o trabalho dos governadores, e essa foi a justificativa usada por Marcos Rogério para solicitar que os legisladores catarinenses sejam ouvidos.
“A compra desses respiradores, objeto da investigação daquela CPI, lesou o Estado de Santa Catarina em R$ 33 milhões. Esse montante de recursos foi gasto com equipamentos que eram essenciais e escassos no início do combate à pandemia da covid-19, todavia não foram entregues. Em decorrência das apurações da CPI de Santa Catarina, em 25 de agosto de 2021, o Ministério Público daquele estado (MP-SC) apresentou denúncia contra os empresários que formam o suposto conluio sobre os quais recaem as acusações de organização criminosa e de corrupção. Os servidores da Secretaria da Saúde também são denunciados por crimes menores, como peculato culposo”, apontou o senador para justificar a convocação
Marcos Rogério é líder do Democratas no Senado e vice-líder do Governo no Congresso Nacional. Apesar da solicitação ter sido feita no dia 1º de setembro, os demais senadores ainda não decidiram pela convocação ou não dos deputados catarinenses.