X
X

Buscar

Justiça manda retirar outdoor em apoio a Jair Bolsonaro e com frase “Sou da CusCuz Clan”, em Blumenau

A Justiça Eleitoral ordenou a retirada de um outdoor em uma residência de Blumenau, que faz um trocadilho com a Ku Klux Klan. A placa, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, estava inserida em um terreno privado na rua João Pessoa, no bairro Velha, e viralizou nas redes sociais na última sexta-feira, 16.

A imagem exposta para todos que passam pela rua João Pessoa traz uma camisa com a imagem de um milho com chapéus da Ku Klux Klan. Acima uma frase “sou da CusCuz Clan”, além de uma foto do presidente Jair Bolsonaro e frases em apoio a ele.

Após a viralização da foto da placa nas redes sociais, ainda na sexta-feira, o PSol entrou com uma ação na Justiça, pedindo a retirada do outdoor. Na mesma sexta, a juíza do TRE Ana Cristina Rosa Grasso concedeu a liminar, determinando multa diária de R$ 1 mil, caso a decisão não fosse acatada. O outdoor foi retirado no sábado, 17.

Ela destacou a necessidade de agilidade na decisão, para garantir que não existam prejuízos ou benfeitorias às campanhas. Destaca-se que a lei que estabelece normas para as eleições proíbe a propaganda eleitoral em outdoors.

Aliás, caso seja comprovado que partidos, coligações ou candidatos tenham ligação com as placas inseridas, eles podem ser multados e obrigados a retirar as placas.

Saiba tudo sobre as Eleições 2022:
Últimas notícias
Reportagens especiais e dúvidas frequentes
Nomes, números e informações dos candidatos

A frase

A frase em alusão a Ku Klux Klan começou a ser utilizada em tom de ironia por alguns apoiadores do presidente da República, após as falas do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), em um comício. Na oportunidade, Lula afirmou que o ato em que Bolsonaro participou no dia 7 de Setembro parecia uma reunião do grupo extremista. Veja no vídeo abaixo:

A Ku Klux Klan, também conhecida como “KKK”, é um grupo extremista de supremacia branca, nacionalismo e anti-imigração, iniciado nos Estados Unidos nos anos de 1865 e 1866. Ela promoveu diversos atos de terrorismo, perseguição e assassinatos contra negros e ativistas dos direitos civis.

– Assista agora:
Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes