Lucelma Baldi (Podemos) assumiu nesta terça-feira, 2, uma cadeira na Câmara de Blumenau e se tornou a primeira vereadora negra da cidade. Ela ocupa a vaga do vereador licenciado Marcelo Lanzarin, que atualmente é secretário de Saúde do município. A vaga estava sendo ocupada por Leize Moritz.
Durante o primeiro pronunciamento, Lucelma fez questão de destacar Antonieta de Barros, primeira mulher negra eleita no país, e também Maria do Carmo Carl, primeira mulher eleita vereadora em Blumenau.
Do mesmo partido do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), além da eleição de 2020, quando se tornou suplente, ela também foi candidata a deputada estadual no ano passado. Lucelma é técnica de enfermagem e já trabalhou nos hospitais Santa Catarina e Santo Antônio em Blumenau.
Além disso, seu currículo também foi gerente de Regularização Fundiária na Prefeitura de Blumenau, onde atualmente estava na gerência do CRAS. Ela também já foi presidente da Associação de Moradores da Vila Jensen.
Rolf Bublitz volta à Câmara
Também nesta terça, Rolf Bublitz (PSDB) assumiu novamente uma cadeira na Câmara. Ele entra na vaga de Alexandre Matias, atual secretário de Educação em Blumenau, que estava sendo ocupada por Fernando Mantau.
Essa é a segunda vez que Bublitz chega a Câmara nessa legislatura. No segundo semestre de 2021, ele também utilizou da suplência, naquela oportunidade na vaga de Maurício Goll, que tirou 30 dias de licença.
Rolf é irmão do ex-vereador co-fundador do PSDB em Blumenau, Erno Bublitz, que faleceu em 2021, aos 64 anos. Assim como o irmão, é mais conhecido na região da Vila Itoupava e Itoupava Central, seu reduto eleitoral.