O ex-prefeito de Blumenau, Décio Lima, se encontrou nesta terça-feira, 19, com o ex-presidente Lula. A reunião, que também teve a presença da deputada federal e presidente do partido Gleisi Hoffman, serviu para discussão relacionada a montagem dos nomes petistas para as eleições 2022 em Santa Catarina – na qual Décio é pré-candidato ao governo – e também para avaliação do eleitorado catarinense.
“Ele queria um diagnóstico do cenário e pediu pra eu fazer toda a aglutinação possível e disputar o governo de Santa Catarina”, afirmou Décio à coluna.
Ou seja, a ideia do principal do PT é que os partidos de esquerda se unam em Santa Catarina, sendo uma única opção contra os vários possíveis candidatos da ala conservadora e bolsonarista.
Nessa união estariam o PSB, PSOL, PCdoB, Rede, PV e até o PDT – por mais que nacionalmente isso não deva ocorrer, já que Ciro Gomes vem se lançando como “terceira via”.
Essa estratégia também conta como uma tentativa de recuperar o eleitorado catarinense, que nas últimas eleições vem está afastado do PT. A expectativa de Décio é que em 2022, após passada a “onda Bolsonaro”, o Partido dos Trabalhadores cresça no estado, principalmente pela presença de Lula e rejeição ao atual governo federal.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: