Em visita a Blumenau, ministro da Educação participa de jantar com Moisés, mas sem prefeito Mário
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, chegou a Blumenau na noite desta quinta-feira, 13, para participar da entrega de um CEI no bairro Passo Manso, nesta sexta, 14, pela manhã. Porém, na chegada a cidade ele foi direto para um jantar realizado no hotel Himmelblau, no Centro.
Lá, ele se encontrou com o governador Carlos Moisés, o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro (MDB), da Saúde, André Ribeiro, da Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino, com o deputado Ismael dos Santos (PSD), o prefeito de Gaspar Kleber Wan-Dall (MDB), o secretário da Educação de Gaspar, Emerson Antunes, além de lideranças evangélicas da cidade.
Ribeiro alegou cansaço e não quis dar entrevista. O governador também não quis falar, pois não se tratava de um evento oficial. A assessoria de Moisés afirmou que a visita a Blumenau nem estava na agenda. O encontro com o ministro seria apenas nesta sexta à tarde, em Saudades, quando eles irão até a escola infantil vítima de atendado no início do mês.
O jantar foi organizado pelo deputado estadual Ismael dos Santos. Ele convidou também o irmão e pastor da igreja Assembleia de Deus de Blumenau, Nilton dos Santos, o pastor da igreja ABA, Haroldo Kuzma e o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, Moris Kohl, que também é pastor evangélico.
Aliás, essa é a ligação de grande parte dos convidados. O ministro Milton Ribeiro é pastor evangélico da igreja Jardim de Oração, de Santos, em São Paulo.
O encontro, em primeiro momento tinha cunho religioso, porém, devido as presenças do estado e da cidade de Gaspar, demonstrou também ser político. Ruim para o prefeito Mário Hildebrandt, que não foi convidado.
Moisés irá participar de inauguração de creche
De acordo com a agenda oficial do governador Carlos Moisés, ele não estaria em Blumenau nesta quinta e nem nesta sexta-feira. Porém, a convite do ministro Milton Ribeiro, ele veio para o jantar e ficará também para a entrega da creche.
Segundo a assessoria de Moisés, o governador não iria participar da solenidade pois é um feito da prefeitura de Blumenau e do governo federal, afinal, não existiram recursos estaduais para a construção do CEI. Entretanto, ele estará presente como convidado do ministro.
Vereadores criticam visita de ministro
Na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira, os vereadores Gilson de Souza (Patriota) e Adriano Pereira (PT) criticaram a visita do ministro a Blumenau. As falas aconteceram durante o discurso do líder de governo, o vereador Marcelo Lanzarin (Podemos).
Lanzarin falava sobre a importância da inauguração de mais uma creche e de mais um feito da prefeitura de Blumenau, quando os dois vereadores pediram aparte. Adriano foi o primeiro a falar.
“O que vem fazer esse ministro da Educação em Blumenau, já que não tem nenhuma creche feita com recursos totalmente federais? É uma piada essa visita”, afirmou Adriano.
Ele ainda disse que queria que o ministro visitasse CEIs em outros bairros da cidade, da qual ele considera as situações “absurdas”.
O vereador Gilson de Souza foi mais comedido. Porém, também fez críticas e afirmou que a visita é vergonhosa, visto que quando ele foi até Brasília, o Ministério da Educação “estava uma bagunça”.
Ele citou o exemplo de uma emenda impositiva no valor de R$ 300 mil, do deputado federal Gilson Marques (Novo), que foi aprovada, mas ainda não foi liberada pela desorganização do ministério.
“É uma bagunça o que acontece lá, e nós pagamos aqui na ponta, com essas demoras nos CEIs. Depois as pessoas não vão bater lá em cima, lá está longe, eles vão bater no vereador, no prefeito, mas não veem que o recurso não chega”, concluiu o vereador Gilson.