O ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes é oficialmente pré-candidato ao governo do estado em 2022. A definição saiu de uma reunião do PSD nesta terça-feira, 28, em Florianópolis, que contou com prefeitos, vices, deputados estaduais e federais do partido, e também o deputado federal Hélio Costa (Republicanos) que irá se filiar ao PSD no ano que vem.

Além de Napoleão, outros dois nomes também foram colocados como pré-candidatos: o prefeito de Chapecó, João Rodrigues e o ex-governador, Raimundo Colombo. Eles vão disputar uma espécie de eleição interna do partido para definir o mais “pronto” para a disputa do pleito. O deputado estadual e presidente do PSD, Milton Hobus, decidiu recuar e não disputar, mas atuar e liderar internamente o partido nas próximas eleições.

Divulgação/PSD

Essa disputa interna é simples. Todos os três nomes passaram por análises dos prefeitos, vices, vereadores e deputados do partido, que vão avaliar a aceitação dos nomes em suas regiões e o perfil de candidato que a maioria dos eleitores está procurando.

Por mais que haja essa espécie de “eleição interna”, a ideia não é que eles disputem entre si a candidatura, mas que, conforme as avaliações de cenário em 2022, um nome seja consenso e esse receba o apoio de todo o partido.

Perfil do eleitor

Analisando os nomes, fica clara a intenção do PSD. Se perceberem que o eleitor está buscando um novo nome, mas que tenha alguma experiência na vida pública – não como em 2018 com Carlos Moisés – o nome será Napoleão.

Mas também será necessário que ele possua aceitação nas ruas e principalmente em Blumenau e Vale do Itajaí, que é seu reduto. Em 2018, por exemplo, isso não aconteceu com nenhum dos candidatos da cidade – o próprio Napoleão (Na época no PSDB) e João Paulo Kleinubing (DEM) como vices, e Décio Lima (PT) como governador.

Já se nas avaliações regionais o cenário se apresentar ainda “bolsonarista”, o nome certo é de João Rodrigues, que está apostando suas fichas na aproximação com o presidente, vide a motociata realizada em Chapecó no último fim de semana.

A escolha por Raimundo Colombo deve ser definida em caso do eleitor estar buscando alguém mais experiente e que conheça o estado. Porém, isso também pode vir com a rejeição de alguém que passou oito anos no governo, entre 2012 e 2018.

Também vale destacar que, até lá, o PSD também deve definir os parceiros para eleição. Hoje, percebe-se uma aproximação com o DEM, que tem o nome do prefeito Gean Loureiro como possível candidato a majoritária.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube