Após demonstrar interesse em buscar uma vaga no senado na eleição deste ano, o deputado federal Gilson Marques (Novo) recuou e deve ser candidato à reeleição. O martelo só deve ser batido no dia 31 deste mês, mas fontes relatam que o deputado não viu um cenário favorável para a majoritária.

Além disso, o pomerodense também não conseguiu encontrar um substituto para a candidatura a federal na região, que era uma das condições colocadas pela direção do Novo. O suplente de vereador em Blumenau, Diego Nasato e o chefe de gabinete do Novo na Câmara de Vereadores, Mike Andrew Moretti, chegaram a ser convidados, mas recusaram a proposta.

Na eleição de 2018, Gilson foi o candidato a federal mais votado pelo Novo em Santa Catarina (27.443 votos), sendo o único eleito. Naquela oportunidade, o segundo mais votado do partido teve pouco mais de 23 mil votos.

Para este ano a dificuldade aumentou, já que o deputado estadual Bruno Souza – eleito pelo PSB, mas transferido ao Novo em 2019 – será candidato a federal. Atualmente ele é considerado o favorito para conquistar mais votos. Se isso se confirmar, o Novo precisará eleger dois nomes para que Gilson conquiste a reeleição.

Demais pré-candidatos em Blumenau

A indefinição quanto a senado ou federal é a única dentro do Novo até aqui. Para as demais vagas o partido já cravou os nomes em Blumenau. Para estadual os definidos são Bruno Win e Maria Fernanda.

Para majoritária, o promotor Odair Tramontin, que foi candidato a prefeito em Blumenau em 2020, foi o escolhido e será candidato a governador.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube