O vereador Gilson de Souza (Patriota) encaminhou um ofício à Agência Intermunicipal de Regulação (Agir) nesta segunda-feira, 25, sugerindo uma redução no preço cobrado pela passagem de ônibus em Blumenau em horários determinados.
A ideia é aumentar a demanda de usuários nesses horários que atualmente possuem menos movimento, o que pode levar a diminuição das lotações nos períodos de pico. Como exemplo, o vereador apontou que a redução poderia ocorrer entre às 9h e 11h, e das 14h às 17h – horários que antecedem os maiores picos e possuem mais ociosidade.
No documento, Gilson – que é economista – solicita que um estudo possa ser feito para avaliar o impacto financeiro dessa possível redução. Segundo ele, a “implementação desta estratégia não implicará em custos para a empresa, haja visto que atualmente a frota já está em operação”. E mais do que isso, pode acarretar em benefício também à empresa, com maior demanda e melhor distribuição dos veículos.
“Vamos criar uma oferta para que ela possa criar uma demanda”, comentou o vereador à coluna.
A sugestão ainda precisa ser avaliada e, como o próprio documento propõe, estudada pela Agir. Mas fontes informam que a proposta foi bem recebida na agência. De imediato, parece uma ótima alternativa, cabe saber se, com aprofundamento ela terá mesmo impacto positivo ou negativo financeiramente, que é que verdadeiramente define as decisões.