Os prefeitos das cidades que compõem a AMVE se reuniram nesta quinta-feira, 13, em Blumenau, para discutir medidas para reforçar a segurança nas escolas da região. Agentes de segurança, câmeras de monitoramento, botões de pânico, controle de acesso e treinamento para professores foram algumas das propostas avaliadas entre os líderes dos municípios.
Participaram do encontro os prefeitos de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio, Timbó, além do prefeito Mário Hildebrandt, de Blumenau, que é presidente da entidade.
“Compreendemos a realidade de cada município e respeitamos as decisões dos gestores, mas, em conjunto, estamos buscando alternativas que possam abranger a maioria dos municípios sem interferir na autonomia da gestão. Em comum, temos o fortalecimento de ações de prevenção e reforço imediato na segurança das escolas”, afirmou Mário após o encontro.
Os prefeitos foram unânimes em apoiar a contratação de agente de segurança escolar para todas as unidades da rede municipal de ensino durante o período de aulas. Neste caso, alguns municípios já estão em processo de contratação e outros deverão fazê-lo por meio da Agência Pública Intermunicipal de Serviços do Vale Europeu (Apis).
Os prefeitos também colocaram como proposta uma reunião com o governador Jorginho Mello, para construir em conjunto com o Estado, programas de segurança escolar. O prefeito Mário reforçou ainda que outros temas relacionados à segurança escolar serão colocados em pauta pelos prefeitos.
Para ele, alterações na legislação penal, saúde mental, treinamento de professores e servidores e atendimento de equipe multiprofissional com suporte emocional são algumas das demandas que deverão ser tratadas.
“Nosso objetivo, como gestores públicos, é zelar pela vida, garantir segurança à população e proporcionar serviços públicos de qualidade. Para isso, precisamos da união de esforços, de soluções viáveis e ágeis, do compromisso do Estado e da União para apoiar iniciativas focadas na segurança dos ambientes escolares”, concluiu.