Prefeitura demite servidores que usaram dados de contribuintes em campanha de candidato de Blumenau
A Prefeitura de Blumenau demitiu dois funcionários que utilizaram dados de contribuintes para ajudar na campanha de um candidato a vereador na cidade em 2016. A demissão foi publicada no Diário Oficial no dia 6 de maio, após conclusão das investigações internas do município.
Por lei, servidores concursados só podem ser demitidos por decisão judicial ou processo administrativo disciplinar, que foi o que ocorreu nesse caso.
A investigação iniciou após denúncia de que os servidores receberam horas extras indevidas, em troca de auxílio na campanha do então candidato a vereador Jairo dos Santos, que na época (2016) era diretor da Praça do Cidadão.
Os servidores teriam copiado endereços de e-mail de contribuintes cadastrados no sistema de notas fiscais eletrônicas. Com os dados, foram enviadas mensagens de campanha em favor de Jairo.
Ao todo, cinco funcionários foram investigados, porém, dois deles foram inocentados por falta de provas. Além dos outros dois demitidos, o quinto servidor era o próprio Jairo dos Santos, que já não atua mais na prefeitura de Blumenau.
Porém, ainda em 2017, em processo pelo mesmo motivo, o Tribunal Regional Eleitoral multou Jairo e os outros dois servidores demitidos em R$ 5 mil.
Além de ter concorrido a vereador em 2016, Jairo voltou a disputar as eleições em 2020, mas como candidato a prefeito de Blumenau pelo PRTB, quando recebeu 1.206 votos no primeiro turno.
Liguei para Jairo para pedir um posicionamento, porém, ele não atendeu a chamada.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube