Prefeitura propõe fim da gratuidade nos ônibus para algumas categorias em Blumenau
O transporte coletivo de Blumenau será mais uma vez alvo de discussão na Câmara de Vereadores de Blumenau, e desta vez, por iniciativa do Poder Executivo blumenauense. A Prefeitura encaminhou um projeto ao legislativo para revogar algumas gratuidades e descontos no valor da passagens.
Conforme proposta, as gratuidades que podem ser retiradas são para os policiais militares e civis, bombeiros, guardas municipais de trânsito, carteiros, fiscais da vigilância sanitária, e agentes de saúde.
“Isenções pouco utilizadas e em relação às quais competem aos respectivos empregadores, público ou privado, custear o deslocamento ao trabalho ou durante o mesmo”, justifica o município.
Além disso, professores da rede pública estadual, que atualmente possuem desconto de 50%, também perderiam o benefício. Para a prefeitura, é um desconto que atualmente não é utilizado, além de ser uma obrigação do Governo do Estado o custeio do vale transporte desses servidores.
O prefeito Mário Hildebrandt ainda solicitou que o projeto seja tramitado em regime de urgência, para ser votado o mais rápido possível – o que deve acontecer na próxima sessão ordinária, marcada para terça-feira, 26.
Justificativas
Segundo o executivo municipal, o projeto surgiu após discussões e análises feitas pelo Grupo de Trabalho instituído entre a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR), a Seterb e a Blumob. A intenção é encontrar alternativas para garantir a saúde da operação do transporte coletivo na cidade, que vem apresentando déficits ano após ano.
Inclusive, situação que faz a Prefeitura ter a necessidade de realizar repasses milionários para evitar mais um colapso do transporte coletivo Blumenau.
Tema, aliás, já discutido e abordado diversas vezes na própria Câmara e pelos moradores, na qual, em relação exclusivamente aos subsídios, tirando o mérito do contrato com a empresa, não deveria ser estranhado.
Estamos falando de transporte público, que deve ser oferecido pelo município aos moradores e que pode ter aporte financeiro, se assim diminuir os custos aos usuários.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube