Após ficar 30 dias afastado por motivos pessoais, o vereador Almir Vieira (PP) retornou à Câmara nesta quinta-feira, 17, já apresentando um novo projeto. O parlamentar protocolou uma proposta que cria o Programa Permanente de Combate a Pobreza Menstrual e Incentivo à Saúde Íntima Feminina.
O texto aponta a criação campanhas de orientação e acompanhamento da saúde feminina íntima de mulheres, a arrecadação de absorventes e incentivo para produção de absorventes de pano. A ideia é que o município possa fazer isso através de programas institucionais nas secretarias ou por meio de parcerias público privadas.
“Essa situação está presente na vida de milhões de mulheres em situação de carência ao redor do mundo, e também é uma realidade do nosso município que influencia na saúde e no bem-estar de toda a sociedade (…) Esse projeto vai além do símbolo, da condição da palavra menstruação, temos números de crianças que não vão frequentar a aula por não ter essa condição”, afirmou Almir Vieira.
Confira aqui o projeto na íntegra
Como foi apresentado nesta quinta, o projeto ainda precisa passar por todas as comissões antes de ser avaliado e votado no plenário.
Pobreza Menstrual
O projeto vem de encontro a um tema que está ganhando cada vez mais notoriedade no país: a “pobreza menstrual”. A pauta destaca a dificuldade e situações precárias que passam as mulheres, homens transsexuais e pessoas não-binárias no país, principalmente por aqueles em vulnerabilidade social, devido à falta de condições básicas.
Há um mês, o jornal O Município Blumenau destacou o projeto Ciclo do Bem, criado por uma blumenauense, que arrecada doações em dinheiro ou em itens de higiene menstrual para pessoas em vulnerabilidade social.