O projeto que torna academias e a prática de futebol e outras modalidades como atividades essenciais em Blumenau foi aprovado por unanimidade em redação final na sessão desta quinta-feira, 1, na Câmara de Vereadores. Para se tornar lei, a proposta agora precisa ser sancionada pelo prefeito Mário Hildebrandt.
A proposta teve 13 votos favoráveis dos vereadores. Não votaram o vereador Ito de Souza (PL), que estava ausente, e o presidente da casa, Egídio Beckhauser (Republicanos), que só vota em caso de empate.
Como adiantado pela coluna na terça-feira, 30, o autor do projeto, Egídio Beckhauser, já tinha a confiança dos colegas para conseguir aprová-lo. Ele também destacou que tem a expectativa de sanção por parte do governo municipal.
Mesmo entrando em vigor, cabe destacar que leis municipais não podem se sobrepor a decisões estaduais ou federais. Atualmente, um decreto estadual proíbe a atividade de modalidades com contato físico em território catarinense. Apenas as práticas sem contatos físicos foram liberadas em anuncio feito pelo Governo do Estado na última terça-feira, 30.