Saiba quem são os pré-candidatos de Blumenau para as eleições 2022
Os partidos políticos podem registrar oficialmente as candidaturas para as eleições em 2022 a partir do dia 20 de julho, com prazo até o dia 15 de agosto, de acordo com a legislação eleitoral. Entretanto, são inúmeros os nomes já definidos e apontados como pré-candidatos, e que até já estão realizando as “pré-campanhas”, já que não há permissão legal para pedir votos.
Aliás, com essas pré-candidaturas, a cada ano os cenários eleitorais vão se adiantando e deixando o eleitor ciente das opções de voto mais cedo. Com a grande quantidade de partidos já tendo definido os pré-candidatos, a coluna conversou com as lideranças de Blumenau para listar os nomes da cidade que irão buscar vagas na Alesc, Congresso Federal, Senado e Governo do Estado.
Confira abaixo a lista:
Cidadania – Principal liderança do partido na cidade, Bruno Cunha deixou claro que não irá concorrer na eleição deste ano. Até o momento, o partido ainda não definiu outros nomes em Blumenau.
MDB – O partido em Blumenau estava trabalhando com todo foco na pré-candidatura do prefeito de Gaspar Kleber Wan-Dall para deputado estadual. Também estavam avaliando o lançamento de uma candidata mulher para federal. Porém, com a desistência de Kléber, o MDB voltou a discutir internamente os nomes e deve lançá-los nas próximas semanas.
Novo – O promotor Odair Tramontin é pré-candidato a governador. Para a Alesc os nomes são de Bruno Win e Maria Fernanda. O deputado federal Gilson Marques é pré-candidato ao Senado.
Patriota – O vereador Gilson de Souza e o ex-comandante da PM em Blumenau, Jefferson Schmidt são pré-candidatos a deputado estadual. Arlene Graf e Michele Schwanke são pré-candidatas a federal.
PCdoB – A médica e professora Karla Rodrigues é pré-candidata a deputada estadual.
PL – O Partido Liberal tem definido o nome do deputado estadual Ivan Naatz como pré-candidato a reeleição. No ano passado, o vereador Ito de Souza sinalizou que queria disputar, porém, até o momento não afirmou pré-candidatura. Contou que irá se posicionar sobre o tema nesta terça-feira, 12, em sessão da Câmara de Vereadores.
Podemos – André Espezim é o único pré-candidato a deputado estadual. Enquanto isso, ao Congresso Federal, o Podemos tem como pré-candidato o ex-deputado Jean Kuhlmann, o ex-vereador Zeca Bombeiro, pré-candidatas a vereadora Giseli Chirolli e Lucelma Baldi.
PP – O Partido Progressista tem definido o nome do vereador Almir Vieira como único pré-candidato a deputado estadual, e tem Luciano Hutzmann, Marilise Marinez e João Pizzolatti Neto para federal. Porém, apenas um dos três nomes será oficializado candidato.
PSB – O partido ainda irá bater o martelo em reunião na próxima segunda-feira, 18. Entretanto, os pré-candidatos atuais são Arnaldo Zimmermann para federal, e Ramon Lima, Dalva Assini para estadual e Juliano Gonçalves para compor majoritária – vice governador ou senador.
PSD – Napoleão Bernardes e o delegado regional da Polícia Civil Rodrigo Marchetti são pré-candidatos à Alesc – porém, apenas um deve ser oficializado, com mais chances para o ex-prefeito. O deputado estadual Ismael dos Santos é pré-candidato a federal.
PSDB – O ex-vereador Jens Mantau é pré-candidato a deputado estadual e o vereador Sylvio Zimmermann é pré-candidato a deputado federal.
PSOL – O partido tem quatro nomes definidos para o pleito deste ano, mas irão decidir apenas em maio quais os cargos irão disputar. Os pré-candidatos são: Geórgia Faust, Giovanni Seibel, Rosane Magaly Martins e Nandjá Schirlei da Rocha.
PT – O principal nome do partido para o pleito é do ex-prefeito de Blumenau, Décio Lima, que é pré-candidato ao governo do Estado. Ana Paula Lima é pré-candidata à deputada federal, enquanto Adriano Pereira, Jean Volpato, Adriana Rossi e Lenilso Silva são pré-candidatos à Alesc.
PTB – Com a recém chegada do Delegado Egídio Ferrari, o partido tem dois pré-candidatos à Assembleia Legislativa: Egídio e Cláudia Lindner. O ex-presidente da Fesporte e policial civil Rui Godinho é pré-candidato a deputado federal.
Republicanos – O presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Egídio Beckhauser é pré-candidato a deputado estadual.
União Brasil – O partido tem duas pré-candidaturas à Alesc já definidas e conhecidas. Do ex-prefeito João Paulo Kleinubing e do vereador Marcos da Rosa. Para federal, o pré-candidato blumenauense é o deputado estadual Ricardo Alba.
- Alguns partidos ficaram de fora por não terem sido encontrados, não responderem o contato da coluna ou não terem pré-candidatos. Assim que houver retorno, terão os nomes adicionados.
- A coluna será atualizada sempre que novos nomes aparecerem.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube