Sede própria e sessões nos bairros; conheça os objetivos de Almir Vieira na presidência da Câmara
Almir Vieira (PP) foi eleito presidente da Câmara dos Vereadores de Blumenau para o biênio 2023-2024. Ao lado de Maurício Goll (PSDB), Ito de Souza (PL) e Cris Loureiro (Podemos), ele irá liderar a Mesa Diretora até o fim do legislativo.
O vereador do PP está no seu segundo mandato e quase sempre fez parte das mesas diretoras. Com forte influência interna, ele já havia articulado a presidência em janeiro de 2021. Mesmo assim, comemorou a efetivação do projeto político.
“Quando se trata de Mesa Diretora, a expectativa é sempre duvidosa. Sempre existem e aparecem nomes e é preciso articular, podendo ter mudanças. Mas dessa vez conseguimos ter unanimidade, tanto na Câmara quanto junto ao executivo. Então é muito importante ter esse apoio num desafio como esse”, afirmou Almir.
Principais objetivos
Como presidente do legislativo blumenauense, Almir Vieira elencou dois principais objetivos: aproximar a Câmara da população e entregar a sede própria. O segundo desafio é o mais complicado, afinal, vem sendo também a meta dos últimos presidentes.
Em 2013 o ex-vereador e presidente da Câmara, Vanderlei de Oliveira (PT) anunciou o objetivo de criar um fundo para a compra da sede própria. Esse fundo foi criado dois anos depois, quando Mário Hildebrandt era presidente.
Em 2021, com Egídio Beckhauser na presidência, a Câmara efetuou a compra do terreno, com a entrada paga em dezembro e demais valores sendo parcelados. Agora ainda resta todo o trâmite para o projeto e recursos para construção.
“A minha vontade é dar início a essas obras. Mas não só isso, é concluir. O prefeito Mário tem como pensamento começar e terminar, e eu compartilho com ele. Então vou fazer de tudo, junto ao executivo, para encontrar a melhor maneira de ter os recursos, se próprio, se financiamento ou parceria público privada, para concluir isso ainda no meu mandato”, afirmou Almir.
O segundo objetivo não demanda tanta burocracia ou depende de outros fatores. Segundo o futuro presidente, o legislativo precisa se aproximar mais da população e comunidade e ele fará isso através de uma Câmara itinerante.
“Vamos levar as sessões para as comunidades, para os bairros. Ouvir e ver as demandas da população de perto, dar espaço e voz à elas. Muitos dizem que os vereadores só aparecem de quatro em quatro anos, temos que mudar esse pensamento equivocado”, completa.
“Pode alavancar ou encerrar minha carreira”
No âmbito político, a presidência da Câmara é muito visada pela maioria dos vereadores. A posição dá visibilidade, poder e engrandece a carreira política no âmbito municipal. Almir diz entender a responsabilidade, mas estar pronto para ela.
“Minha vida sempre foi pautada nos desafios. Agora terei o papel de vereador e de administrador. Vou estar na vitrine, ser avaliado por todos. Isso pode me trazer um alinhamento bom e promissor politicamente. Mas sempre com muito trabalho e responsabilidade, até porque isso pode alavancar ou encerrar a minha carreira”, completou.
– Assista agora:
Joanna Tomio conta como emagreceu e se tornou referência no assunto